Search

HRA é hospital de referência no atendimento a casos de Covid-19, diz governador

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, dia 30, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou que o Hospital Regional de Araranguá (HRA) será referência no Sul do Estado para atendimento do coronavírus. 

“Em todas as regiões do Estado vamos ter pelo menos um hospital para ser referência para fazer esse tipo de atendimento. Os quatro primeiros são hospitais próprios do Estado. E o Hospital São José, de Joinville, é municipal e que está na nossa lista”, disse.

Ainda segundo ele, o Estado está negociando com outras unidades hospitalares para torna-las referência para o tratamento da Covid-19, que é necessário entender como será o funcionamento destes hospitais, que não são do estado, para o atendimento. “Tem que haver um entendimento de como vai funcionar para que a gente tenha alas à disposição dessas unidades segregadas para atender esses pacientes”, declarou.

Também na segunda-feira foi confirmada a segunda morte por Covid-19 no estado. O paciente é um homem de 68 anos, que estava internado no Hospital Dona Helena, em Joinville, e teve seu diagnóstico confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) no dia 26 de março.

Segundo informações, o homem retornou de viagem dos Estados Unidos no dia 18 de março. e de acordo com os boletins médicos, tinha quadro de doença crônica (diabetes). A primeira morte por coronavírus em SC foi confirmada em 25 de março, de um homem de 86 anos. Atualmente, o estado contabiliza 219 casos da doença. 

O governador Carlos Moisés lamentou a morte em sua rede social: “Deus nos abençoe, proteja e console a família”.