Search

Números de atendimentos do Centro de Triagem do Covid-19 de Araranguá

Desde a última terça-feira (24), funciona em Araranguá o Centro de Triagem para pacientes sintomáticos respiratórios, destinado a atender moradores do município.

Os atendimentos acontecem no Centro Pastoral do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Centro da Cidade, em frente à Praça Hercílio Luz, entre 7 e 24 horas. 

Neste espaço, são atendidos por uma equipe formada por médicos e enfermeiros, pacientes com febre (a partir de 37,8°C); tosse; coriza; dificuldades para respirar e dor de garganta, sintomas que aparecem em portadores do coronavírus. 

O Centro de Triagem foi criado para atender, em um mesmo local, pacientes com sintomas específicos da pandemia Covid-19.
A indicação é de que “as pessoas sem sintomas, ou apenas com sintomas gripais leves, devem fazer isolamento domiciliar”, disse Evelyn Elias, secretária de Saúde de Araranguá. “Pacientes com fortes sintomas respiratórios e falta de ar considerados graves, deverão procurar o Hospital Regional de Araranguá”, completa. 

O Governo do Município de Araranguá, por meio do Comitê de Enfrentamento e Combate à Epidemia COVID-19, salienta que, no momento, não está sendo realizado testagem para COVID 19, que só é feita em pacientes internados no Hospital Regional de Araranguá.

 

Os atendimentos

No primeiro dia, foram atendidos 52 pacientes. Destes, 21, estavam sintomáticos respiratórios e foram encaminhados para isolamento domiciliar por 14 dias.
Nenhum dos pacientes foi encaminhado para Hospital Regional de Araranguá com sintomas respiratórios graves.
Ao todo, três pacientes foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por comorbidades descompensadas.