Search

Araranguá atualiza número de casos suspeitos de coronavírus

O prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco, junto da secretária de Saúde, Evelyn Elias e representantes do comitê de enfrentamento ao Coronavírus do município, promoveram, na noite desta quinta-feira, dia 19, uma live nas redes sociais para atualizar o público sobre a doença. Segundo a equipe, três amostras foram coletadas para análise, mas nenhum caso está confirmado. “Esperamos continuar com esses índices”, declarou Evelyn.
Durante a live, Evelyn garantiu que todas as unidades de saúde estão calibradas e os profissionais foram capacitados para fazer o reconhecimento dos sintomas e o encaminhamento de pacientes, se necessário, à Upa ou ao Hospital Regional. “O município de Araranguá tomou como medida a suspensão de procedimentos eletivos para priorizar o atendimento aos casos suspeitos de coronavírus”, disse.
A secretária ainda aproveitou o espaço para pedir que os moradores se cuidem e se conscientizem sobre a situação. “Gostaria de pedir à população que continue respeitando as orientações das autoridades sanitárias, porque temos que conter a transmissão desse vírus. Continuo pedindo a todos que continuem em isolamento, continuem em casa, e que só busquem o serviço de saúde se houver, realmente, situações de urgência e síndromes respiratórias”, disse.
Por fim, Evelyn agradeceu ao apoio e trabalho conjunto do comitê e demais secretarias municipais. “Gostaria de reforçar meu agradecimento a toda a equipe de saúde e da administração que está nos dando todo o respaldo nessa operação”, comentou.
O prefeito Mariano Mazzuco também falou aos espectadores, agradecendo a quem está recebendo de peito aberto todos os casos suspeitos. “A nossa Saúde está atenta, e quero deixar aqui meu reconhecimento a todo profissional da saúde. Eles são a linha de frente, são aqueles que podem pegar o vírus antes de qualquer pessoa. Então, por eles, temos que ter o maior respeito”, disse.
Mariano ainda comentou sobre os serviços que continuam sendo oferecidos na cidade, como coleta de lixo e captação de esgoto.
Boletins atualizados
Para informar a população, muitos municípios têm divulgados boletins com números atualizados sobre o coronavírus em cada cidade. Nas listas é possível saber quantos casos estão sob investigação e quantos são monitorados. A diferença entre os dois é que nos monitorados, o paciente teve sintomas após viajar para alguma área que tenha transmissão da doença. Para quem viajou mas não tem sintomas, a quarentena é de 7 dias, e se o paciente teve algum dos sintomas, a quarentena é de 14 dias.
Em Maracajá, 2 casos aguardam confirmação ou descarte.
Em Jacinto Machado, 2 casos estão sendo monitorados, e outros 3 em Balneário Gaivota.