Search

Coronavírus pode ficar vivo por até nove dias em uma superfície

Pesquisadores divulgaram resultados de estudos feitos com o coronavírus e alertam que é preciso caprichar no álcool em gel e na limpeza dos ambientes para combater o problema. Segundo o infectologista Gustavo Pinto, o vírus pode sobreviver por até nove dias em superfícies lisas e secas, como a tela dos celulares e em talheres. Em superfícies menos propícias a duração de vida do vírus pode ser de 24-36 horas em média. A temperatura ideal para a permanência do vírus em objetos e móveis é de 20 a 22°C, e por isso é tão importante higienizar essas superfícies.

Copos e talheres devem ser bem lavados após o uso, e lavar as mãos frequentemente é imprescindível. Também é importante tomar cuidado com a quantidade de vezes em que levamos as mãos ao rosto, já que o vírus pode ser levado, assim, do celular à boca, por exemplo.Uma solução com uma parte de água sanitária para nove partes de água pode ser utilizada para higienização de bancos, corrimões, cadeiras e outros objetos compartilhados. Também importante usar lenços de papel ao tossir ou espirrar e descartá-los logo depois, além de evitar sair de casa se estiver gripado.

No fim da tarde desta segunda-feira, 16, a Secretaria de Educação do Estado divulgou que foram suspensas as aulas na rede estadual de ensino por 30 dias, a contar da próxima quinta-feira, dia 18. 

Informação: Jornal Enfoque Popular