Search

Movimentação no PSL e PDT do Arroio e Araranguá; PSDB do Arroio com Policarpo; PSD e PL de Araranguá com datas de filiação; e outros pitacos

GHELLERE DEIXA PSL DE MOISÉS E MONTA PRTB DO GENERAL MOURÃO

A promessa de que teria respaldo político do gabinete do governador Carlos Moisés (PSL) colocava Ricardo Ghellere como o “candidato a prefeito do governador” em Araranguá. Mesmo com a promessa do presidente do partido, deputado federal Fábio Schiochett (PSL), de que haveria respaldo forte ao seu nome nestas eleições, isto não aconteceu.

Ghellere deixou o PSL e vai para o PRTB/28 (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), numa tentativa de ser o candidato mais alinhado com o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A gota d’água para a saída de Ricardo Ghellere do PSL, que agora é presidido por Sandro Stecanella, do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Araranguá (Sinttravale), foi o afastamento do governador Moisés do presidente Bolsonaro. A escolha de uma representante da esquerda, a deputada Paulinha (PDT), como líder do governo na Assembleia, foi considerada difícil de explicar aqui na base.

Como Ghellere é defensor do governo Bolsonaro – desde antes das eleições – e não tinha como ser o candidato Bolsonarista – espaço negociado pelas cúpulas do PL (de Primo Júnior) e Republicanos – decidiu deixar o partido de Moisés e buscar aproximação do presidente via PRTB, partido do general Hamilton Mourão.

O partido será apresentado já com sua comissão provisória na sexta-feira (6). Ghellere garante que leva o grupo que estava com ele no PSL e ainda os aliados, Avante e Democratas (até o PTB). A conferir!

GRUPO DE SCAINI DEIXA PSD E SE FILIA AO PSL

Na noite desta quarta-feira (4), depois de mais uma rodada de debates, o grupo político do ex prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, fechou questão.  Vai mesmo se filiar ao PSL, partido do governador Carlos Moisés (PSL).

O evento de filiação acontece na semana seguinte a Arrancada de Caminhões. Será no sábado, dia 14 de Março, 10 horas, no Centro de Eventos Severo Scaini, anexo ao hotel da família.

Expectativa para a presença do governador, que, no mesmo final de semana, estará na região para outras filiações, como a do vereador Júlio Kaminski, que deixa o PSDB, em Criciúma.

Junto com Evandro, se filiam ainda o vice-prefeito Carlos Scarsanella, vereadores Vanderlei de Souza (Lei do Mar Azul), Elvio Zoche e Maria Alice Luciano. Todos deixam o PSD.

Depois de um grupo levado pelo PSDB pelo prefeito Mineiro; do grupo da vereadora Greyce Copetti fechar com o PL; a saída do grupo de Evandro Scaini, esvazia o PSD local que, nas eleições passadas, elegeu 4 vereadores no Arroio.

POLICARPO PRÉ-CANDIDATO

Em reunião que aconteceu sábado (29), o PSDB de Balneário Arroio do Silva, se reuniu e lançou o nome do vereador Sérgio Policarpo para prefeito.

Isto aconteceu após o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro (PSD), ter feito reunião com os servidores e dito que a família era contra sua candidatura à reeleição. À coluna Mineiro disse que iria buscar convencer a família, mas que via com dificuldades ir para a disputa.

Os tucanos, rapidamente, correram para se preparar para um cenário sem Mineiro, que foi filiado com o propósito de disputar a reeleição pelo partido.

Policarpo já havia dito que esta seria sua última eleição como vereador.

 

 

PSDB SE REORGANIZA

Outra mudança no PSDB foi na direção do partido, que era dirigido por Beto Costa, e passa ao comando provisório de Ricardo Feliciano, procurador Jurídico da Câmara de Vereadores.

Agora, o partido trabalha para fortalecer sua chapa de vereadores. Dia 21 haverá um grande encontro municipal com objetivo de buscar novas filiações e pré-candidatos ao Legislativo.

Em princípio, o atual presidente da Câmara, Everaldo Coelho Caetano, não deve disputar, mas indica o irmão, Evaldo Caetano, como candidato do grupo da Praia da Meta (do Chapelão).

O vereador Dionei de Souza Teixeira, o Moranguinho (PSB), deve se filiar ao PSDB, assim como o vereador Paulo Martins dos Santos Júnior, o Chocolate (MDB).

PDT PODE CRESCER

Policarpo tem conversado com lideranças do PP, que tem Jairo Borges como pré-candidato e o PDT, que deve receber reforços nos próximos dias.

O partido, com aval de Rodrigo Minotto (PDT), que já tem o ex-vereador Giovane da Silva, ainda conta com o reforço do suplente Gila Borges, da Praia da Caçamba, e deverá contar ainda com o ex diretor de Indústria e Comércio, Everton Pinto, e com o vereador Márcio Macan (PP).

 

COM CINCO NOMES?

Os nomes postos hoje para disputa hoje são de Jairo Borges (PP), Sérgio Policarpo (PSDB), Evandro Scaini (PSL); Nito (PT); e Greyce Copetti (PL).

Com a saída de Mineiro, o mais provável é que haja uma aglutinação em torno de duas chapas – de Borges e Scaini, e uma terceira via, com PT.

PL DIA 13 DE MARÇO

Depois de definir a questão de Primo Júnior e a filiação de Igor Gomes Batista (PV), o PL/22 está buscando o local para apresentar o novo grupo de filiados. O encontro está marcado para dia 13 de março, quando o senador Jorginho Mello (PL) vem a Araranguá para fechar questão. Nesta terça-feira (3), foi filiado Carlitos Bitencourt (Beco das Dunas), empresário e liderança do Morro dos Conventos.

“A lista tem 19 pré-candidatos a vereador. Em poucos dias acredito que a chapa do PL vai estar pronta. Estamos focando em novos nomes, uma nominata de renovação, mas estamos conversando com alguns vereadores sim. Inclusive na última sessão, o vereador Vidrinho falou como vereador do PL, que ainda é”, disse Igor.

PSDB DIA 26 DE MARÇO

Embora o vereador Adão Vieira “Vidrinho” dos Santos esteja falando como vereador do PL que é, é certo que ele estará no ato de filiação do PSD, dia 26 de março, que contará com Júlio Garcia (PSD) e Ricardo Guidi (PSD).

Vidrinho tem acordo com Cristiano “Tano” Costa, que deixa o PP e vai também para o PSD. Se Tano for candidato na majoritária, espaço aberto para Vidrinho. Se não for, Tano já reuniu o grupo político e definiu que irão trabalhar para eleger Vidrinho.

Neste ato de filiação, deverão estar ainda Neno Fontoura (Cidadania) e o ex-vereador Lulú Paulino, que retorna ao PSD/55.

 

PDT QUER VIR FORTE

Quatro lideranças estudam fazer do PDT de Araranguá um partido forte, com capilaridade até para disputar até uma eleição majoritária. Foi esta a linha da conversa que tiveram, na Padaria Borelli, os vereadores Diego Pires (PDT), João Abílio Pereira (Republicanos), Jorginho Pereira (MDB) e o suplente professor Daniel Bronstrup (PDT).

Este grupo debateu até a possibilidade de receber um outro nome forte neste time, o ex vereador Anísio Premoli (MDB), com aval do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT). 

O PDT filiou a comunicadora Karem Suyan e conversava com o vereador Neno Fontoura (Cidadania), mas este está com o pé no PSD.