Search

Primeiro mutirão de castração do ano com 230 animais castrados

Realizado pela Administração Municipal com o apoio da Câmara de Vereadores, levando-se em consideração o número de atendimentos, primeiro mutirão de castração de 2020 foi sucesso,.

Cerca de 230 animais domésticos foram castrados entre sábado, 29 de Fevereiro, e domingo, 01 de Março, parte deles com investimento totalmente público e parte através da chamada “castração social” (com a cobrança de valores simbólicos apenas para custear a estrutura montada com aproximadamente nove voluntários e cinco profissionais veterinários).

O bairro Barranca foi o escolhido para receber a ação nesta primeira edição e os números mostram que a proposta apresentada desde o ano passado, quando aproximadamente 2 mil cães e gatos foram castrados, tem contribuído para a saúde animal e também da população. De acordo com a responsável pelo setor de bem estar animal da Fama, Flávia Cândido, os mutirões tem servido também para educação.

“Durante as ações é feito um trabalho de prevenção, oferecemos orientações aos donos de animais domésticos e esclarecemos dúvidas sobre a adoção responsável”, disse.

O próximo mutirão já têm datas estabelecidas e acontecerão no último final de semana de cada mês. Em março será nos dias 28 e 29. Os locais serão informados com antecedência, mas ainda não estão definidos.  

Segundo o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso, o apoio aos mutirões é fundamental. “Precisamos contribuir com este tipo de ação que tem ajudado os donos de animais e também diminuir a reprodução desordenada um problema que vinha sendo bastante discutido na nossa cidade”, comentou.