Search

Mineiro dá sinais de que não será candidato; Nito no PT; Republicanos quer bolsonaristas; e outros pitacos

OS SINAIS DO MINEIRO

O prefeito Juscelino “Mineiro” Guimarães (PSDB) deu alguns sinais de que não irá concorrer nas próximas eleições. Reuniu os servidores na quinta-feira (21) e disse que sua família não apoia a ideia de que ele tente a reeleição. Ele ainda não definiu seu futuro político, mas tem uma coisa na ponta da língua: se não for candidato, quer fazer o sucessor.

Fatores como o atraso do início das obras do Programa Avançar Cidades; e a minoria na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva em boa parte do mandato; acabaram dificultando o governo de Mineiro.

 

OUTRO SINAL

Mineiro (centro) foi fotografado ao lado dos empresários Jairo Borges (Progressistas) e Leonilton de Paula Carlos (PT) viraram alvo da especulação. Depois do que o prefeito disse aos servidores, houve quem apontasse esta dupla, Jairo e Nito, como a nova aposta do prefeito.

À coluna ele disse que são amigos, pessoas com quem ele tem ótima convivência desde o tempo em que estava atrás do balcão da farmácia.

 

TODOS CONTRA UM?

Há quem diga que o PSDB, partido do prefeito, irá fechar uma aliança consistente para enfrentar o ex prefeito Evandro Scaini, que está ‘de malas prontas’ para ir para o PSL.

O PT nacional, que tem hoje como diretriz apenas ser contra o PSL e aliados da Aliança e de Jair Bolsonaro (sem partido), pode fechar aliança com PP e PSDB.

Já o MDB, ainda é uma incógnita. Em 2016, Verinha Victor (MDB) foi a vice Fernando Borges (PP). Em 2012, Verinha (MDB) foi candidata a prefeita com Nando Caetyano (PSDB) de vice.

 

NITO NO PT

O PT de Balneário Arroio do Silva, por sua vez, lançou o empresário Leonilton de Paula Carlos, o Nito do Material de Construção, como pré-candidato a prefeito.

O partido trabalha agora na montagem da nominata de candidatos a vereadores e na articulação com partidos que possam se aliar ao seu projeto.

 

“CUIDEM DA GREYCE”

O deputado estadual Felipe Estêvão (PSL) disse que ouviu do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), que ele “cuidasse bem da vereadora Greyce Copetti (PSD)”. Ou seja, está adiantando que a situação dela ficará difícil com a debandada do grupo de Scaini do PSD, depois da saída do grupo que apoia Mineiro para o PSDB.

Greyce pode subir um degrau na política, ser nome para vice-prefeita. Basta para isto que haja um cenário com 3 ou até 4 chapas, com Mineiro (PSDB), Scaini (PSL), Nito (PT) e Jairo Borges (PP).

 

VERÃO TERMINA BEM

O prefeito Mineiro (PSDB) está comemorando os resultados do Carnaval 2020 porque não teve verbas, do Governo do Estado, como em outros anos. Mesmo assim, a verba que foi repassada para a Escola de Samba Unidos do Arroio foi aumentada de R$ 15 mil para R$ 30 mil com recursos próprios da Prefeitura.

A temporada de verão ainda tem como grande evento a XXX Arrancada de Caminhões (5 a 8 de março).

 

ÂNIMOS EXALTADOS

Ramona Mota Réus, que mantém a página Informativo By Gasparzinho, de Balneário Arroio do Silva, foi chamada pelo Ministério Público (MP) para explicar um gesto que fez durante uma sessão da Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara, Everaldo Caetano (PSDB) alegou ter sido intimidado.

Ela disse à coluna: “No dia dessa sessão que passei o dedo (no pescoço) em sinal, que quis dizer que cabeças iriam rolar devido ao processo. Estava bem acuada aquele dia devido aos ataques deles na tribuna. A sessão toda foi pra mim”.

Ela havia pedido uma medida cautelar contra os vereadores Everaldo (PSDB) e Moranguinho (PSB). Está marcada uma audiência de conciliação.

 

ACOLHIMENTO

Depois que o PL fechou acordo para receber os bolsonaristas dissidentes do Governo Moisés, que preferem ir para a Aliança pelo Brasil com Jair Bolsonaro, agora é a vez do Republicanos ter a mesma iniciativa de Jorginho Mello em Santa Catarina.  

De acordo com o presidente estadual da sigla, deputado estadual Sergio Motta, o Republicanos irá abrigar candidatos bolsonaristas para as eleições municipais deste ano. O partido apoiou o presidente na campanha eleitoral e apoia também seu mandato.

 

ENTIDADES ATENDIDAS

O prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) promove um evento para “entrega do termo de fomento às entidades”. Será na segunda-feira 2 de Março, 17h 30min, no Auditório da AMESC.

 

OPORTUNIDADE PERDIDA

O PSL de Araranguá poderia ter filiado Claudete Bianchi, Ney Kurtz e mais 25 lideranças que foram em uma reunião do partido no ano passado. Não assinaram a ficha por um motivo: a turma esqueceu de levar as fichas de filiação.

Apesar de baterem fotos do “faz de conta” com as fichas na mão, elas não tem valor.

 

ESTÁ COM CÉSAR

O ex-vereador Alexandre Pereira, que já era do grupo de César Cesa (MDB) na formação do PPS (atual Cidadania), agora está filiado ao MDB.