Search

Vereador quer explicação sobre as contas; vaias a Moisés; PT faz 40 anos e pode ter nome a prefeito; e outros pitacos

ARARANGUÁ E AS COSTURAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2020

A questão estadual pode pesar na escolha dos parceiros?

Zé Milton (PP) declarou-se da base de Carlos Moisés (PSL), mas o MDB tem a maior bancada e é o maior aliado do governador.

O PSD, de Júlio Garcia, tem sido crítico do governo, mas tem boa relação com o MDB.

O pré-candidato César Cesa (MDB) tem costurado uma aliança com o PSD em Araranguá, de quem espera ter o candidato a vice nas convenções de 5 de Agosto.

No entanto, o PSD é hoje da base do prefeito Mariano, tem cargos, e pode cobrar a fatura de 2016, quando Giancarlo Soares abriu mão de ser vice para que Primo Junior fosse vice na chapa Mariano/Primo Junior.

PRESTAÇÃO DAS CONTAS

O vereador Paulinho de Souza (PSD) antecipou-se ao pedido do prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) e conseguiu aprovar, junto aos seus pares, um requerimento para que os membros do governo, autarquia e fundação, preste contas do ano de 2018, por causa do parecer prévio pela reprovação no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Antecipou-se ao pedido que seria feito pelo próprio prefeito para prestar contas, como a coluna havia anunciado.

Serão convocados o Procurador Geral – Dik Robert Daniel; superintendente da Fama – Luiz Leme; diretor do Samae – Hilson Sasso; e os secretários de Administração – Auderi Castro; de Finanças – Rosana Rafael; de Governo – Giancarlo Soares de Souza; de Saúde – Evelyn Elias; de Educação Cultura e Esporte – Ariane Almeida; de Planejamento, Indústria e Comércio – Francisco Diello; e de Assistência Social – Maria Alice Aguiar.

O prefeito tocou o governo sem secretário de Agricultura e em boa parte sem secretário de Obras, valendo-se de interinos.

 Paulinho de Souza (PSD)

CONTAS REJEITADAS?

É dito nos bastidores que o limite de gasto ultrapassou porque houve gasto antecipado com férias dos servidores da Educação. O prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) teria antecipado com medo haver sequestro para pagar precatórios, mas que depois normalizou. O paço trata como uma questão contábil e acha que reverte o parecer do Tribunal de Contas.

SOB VAIAS

A sessão especial da Assembleia Legislativa, que abriu os trabalhos de 2020, contou com a leitura da mensagem governador Carlos Moisés, sob o forte protesto de várias categorias de servidores públicos.

 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2599504666764897&id=100001161677402&sfnsn=wiwspwa&extid=UKbGFaHerCLEPah3

O coordenador regional do Sinte Araranguá, Gerson Barbosa Nascimento, acompanhou das galerias a mobilização.

O NÃO DE VAMPIRO

Márcio Recco assumiu interinamente a presidência da JMDB de Santa Catarina, e participou da reunião da Executiva do MDB de Santa Catarina, em Florianópolis, segunda-feira (3), no gabinete do deputado Vampiro (MDB).

Testemunhou a negativa do partido de que Vampiro assumisse a liderança do Governo Moisés na Alesc. Segue como líder da bancada.

BURACO QUE SEGUE

O vereador Adão Vieira “Vidrinho” dos Santos (PL) lembrou que o prefeito Eder Mattos (PL) havia se oferecido para ajudar a resolver a erosão do Rio Araranguá. No entanto, o prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) chegou a ir a Meleiro e conseguido a doação das pedras para usar na solução. O problema é que o empresário voltou atrás.

A FRASE

“Esta casa parece mais uma casa mortuária do que uma casa de debates”, disse o vereador Jacinto Dassoler (PP), na sessão de segunda-feira (3).

CORREÇÃO

Na verdade, o ano legislativo em Balneário Arroio do Silva, começa dia 18 de Fevereiro. Já em Meleiro, começa na segunda-feira (10), com a polêmica do pedido de empréstimo na Câmara de Vereadores, R$ 4 milhões, para compra de material para asfaltar ruas do interior.

OS CAMINHOS

O vereador Jorge Luiz Pereira, o Jorginho (MDB), será um dos entrevistados do Programa Enfoque Político. Deverá falar sobre sua iminente saída do partido.

CORONA VÍRUS

O jogador Aloísio dos Santos, que nasceu Araranguá, em se naturalizou cidadão chinês, joga no futebol chinês, no Guangzhou Evergrande. Assim como acontece com os demais brasileiros que se naturalizaram, não viria para o Brasil caso Bolsonaro decida repatriar cidadãos por causa da doença.

OS 40 ANOS DO PT

Na primeira sessão do ano, que aconteceu nesta segunda-feira (3), o vereador Jair Anastácio (PT) pediu espaço na tribuna da Câmara de Vereadores de Araranguá para que líderes do Partido dos Trabalhadores falem do aniversário da sigla, fundada em 10/02/1980.

Ficou acertado que haverá espaço aberto ao partido na sessão do dia 10 de Fevereiro.

O PT fez, nesta noite de terça-feira (4), sua primeira reunião do Diretório. A Executiva pediu autorização para trabalhar para as eleições deste ano.

PASSOS PETISTAS

Jair Anastácio (PT) antecipou na sessão que será candidato à reeleição para buscar novamente uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Sayonara Araújo, Ozair Banha da Silva e Polaco Casagrande seguem como nomes para eventual chapa majoritária (Mais tarde, na reunião do Diretório, o nome de Banha já não apareceu na lista).

Sayonara e Banha tendem a buscar vaga na Câmara. Polaco ainda não decidiu se bota o nome à disposição.

 

PODE SÓ APOIAR

O atual momento político do partido não aconselha uma candidatura a prefeito, mas pode ser vice, especialmente se houver 4 candidaturas (PP, MDB, PSL e PL).

Existe a possibilidade de o PT apoiar uma coligação ainda sem estar na majoritária, já que o partido tem força para buscar a eleição de um vereador e tentar uma segunda cadeira com a melhor sobra.

Se decidir ter candidato a prefeito, só se for para puxar chapas de vereadores.

 

MAS, A QUEM APOIAR?

Mas aí, a questão seria saber “a quem seria dado este apoio”. Com a oposição que faz ao governo Bolsonaro, o PT deverá estar em campo oposto aos bolsonaristas (que irão para a Aliança para o Brasil), que tendem a apoiar Primo Junior (PL).

Ricardo Ghellere (PSL), se for o candidato a prefeito, também tende a não querer aliança com o PT. Isto mudaria caso o candidato fosse Rodrigo Turatti (PSL), que já foi vice do PT.

A tendência maior é que o PT apoie chapa do PP (Mariano ou Daniel) ou do MDB (César Cesa).

>>>>>>>>>>>>> ENTREVISTA <<<<<<<<<<<<<<

Passava da meia noite, já era dia 5/2, quando JAIR ANASTÁCIO, presidente do PT de Araranguá, concedeu entrevista à coluna:

A REUNIÃO

“Fizemos um balanço do trabalho do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) com relação as candidaturas a vereador. Concluímos com um saldo muito positivo. Autorizamos o GTE a dar continuidade às conversas com demais nomes para completar a chapa. O partido deu início ao debate sobre a (chapa) majoritária e foi autorizado o GTE de iniciar as conversas com os partidos, iniciando obviamente pelos partidos do campo da esquerda, com quem temos maior alinhamento no pensamento ideológico”.

MAJORITÁRIA

“Sobre a o candidato a prefeito, o partido tem alguns nomes que se colocam a disposição e caberá ao GTE também fazer a conversa com cada um afim de definir, com brevidade, qual o nome. A ideia é que até final de março se chegue a um nome”.

OS COTADOS

“Esses são os nomes hoje colocados para uma possível candidatura a prefeito (pelo PT): vereador Jair Anastácio; Wanderley “Kissuco” Lopes Gomes; Sayonara de Araújo; Geraldo Pessoa; ou Everson “Polaco” Casagrande. Destes, queremos chegar a apenas 1 nome. O GTE encaminhará o debate afim de definir”.

PARTICIPAÇÃO

“A reunião iniciou as 19:30 e terminou por volta das 23:50. Um bom número de participantes, por ser reunião do diretório ampliada. Tiveram presentes mais de trinta companheiros”.