Search

Cenários na Amesc; PSL filia ex primeira-dama; e outros pitacos

PREFEITO NÃO VAI

Vários prefeitos em exercício em Janeiro na região da Amesc.

Em Maracajá, o prefeito Arlindo “Lale” Rocha (sem partido) está de férias e o vice Ademir de Oliveira (PP) está no comando do município. Lale reafirma que não é candidato à reeleição e cita como possíveis candidatos o vice Ademir, o ex-prefeito Antônio Carlos “Cacaio” de Oliveira (PP); e o ex vice-prefeito Aníbal “Garibaldi” Brambila (PSD).

A oposição terá mais uma ter o ex-prefeito Wagner da Rosa (MDB).

 

A VICE-PREFEITA

Em Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, a Nega (MDB), assumiu o comando na ausência do prefeito Zênio Cardoso (MDB). Nega e o ex vereador Nego Gomes (MDB) são os principais nomes do partido para a sucessão.

Da oposição, o PP deverá puxar uma chapa capaz de retomar o comando do paço municipal.

JOGO ABERTO

Edson Jair Dagostin, o Piska (MDB), está no posto desde o dia 15 de janeiro e fica até o final do mês. O prefeito Tiago Zilli (MDB) transmitiu o cargo ao vice e depois anunciou que não irá disputar a reeleição.

O PP deverá apresentar novamente a candidatura de Arlindo Manenti e Carmo Olivo.

CHAPA ÚNICA?

Em Balneário Gaivota, o prefeito Ronaldo Pereira da Silva (PP) está de férias, e em seu lugar está o vice Evânio Ires Machado, o Machadinho (PSD). Além dele, o PSD tem ainda a ex vice-prefeita Terrimar Ramos Ferreira e Nando, presidente da Câmara de Vereadores.

Da coligação do prefeito, o PP, que comanda o município nestes dois mandatos quer indicar um empresário como “cabeça-de-chapa”. O prefeito Ronaldo tentar articular uma chapa única com PP oi PSD na cabeça e o MDB de vice, o que é muito difícil. O ex vereador Kekinha (PSDB) quer tentar impedir a construção de uma chapa única.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

QUEM VEM EM TURVO?

O cenário em Turvo ficou nebuloso para o MDB, que tinha no prefeito Tiago Zilli, a esperança de uma eleição de menor risco, já que ele tem uma gestão de continuidade ao trabalho feito pelo prefeito Ronaldo Carlessi (sem partido).

Como o próprio Carlessi está sem partido, e tem forte ligação com o PDT do deputado estadual Rodrigo Minotto, os nomes que figuram para a disputa que se avizinha são os do ex-prefeito Heriberto Schmidt; do atual vice-prefeito Edson Jair “Pisca” Dagostin; do secretário de Cultura, Jair Toreti; empresário Selvino Londero – que concorreu à presidência da Cersul em 2019 e perdeu para Jonnei Zanette (PP); e empresário Juscelino Darós – ex presidente do partido.

Não se descarta a possiblidade de o MDB tentar refiliar Ronaldo Carlessi e ser candidato a prefeito novamente. O difícil é convencê-lo a aceitar tais convites.

LIDERANÇA EM ALTA

Quem está com o nome em alta entre as lideranças do MDB é o prefeito de Jacinto Machado, João Batista “Gaiola” Mezzari. Além de ser escolhido para ser o coordenador regional do partido na Amesc, ainda passa a ser o vice–presidente da Amesc ao lado de Ronaldo Pereira da Silva (PP).

 

CLAUDETE VEM AÍ

O pré-candidato a prefeito de Araranguá, Ricardo Ghellere (PSL), trouxe para seu grupo político a ex primeira-dama de Araranguá, Claudete Bianchi, que se filia ao PSL para ser – é o que deseja o partido, candidata a vereadora nas eleições de 4 de Outubro.

Caso Mariano Mazzuco Neto (PP) seja de fato candidato à reeleição terá que conviver com sua ex esposa em palanque adversário.

Claudete tem uma folha de serviços prestados dos tempos em que era a Secretária de Assistência Social de Habitação, cargo que, na gestão atual é ocupado pela atual companheira do prefeito, Maria Alice Aguiar.

 

 

ATUAL VERSUS EX

Em Ermo, o vice-prefeito Donato Dellavechia (MDB) comanda o município com as férias do prefeito Aldoir “Zica” Cadorin (PSD). A coligação que venceu as duas últimas eleições deve ser puxada pelo MDB, com PP de vice e PSD, somente no apoio.

Paulinho Dellavechia (MDB) e o vereador Daniel Borges (MDB) são os principais nomes para a sucessão de Zica.

Na outra frente está o ex prefeito Marcos Leone de Oliveira, o Marquinhos (PSDB), que trabalha para construir uma chapa de oposição.

EX VERSUS ATUAL

Em Meleiro, o prefeito Eder Mattos (PL) deverá disputar a reeleição contra uma chapa que deverá ter dois dos três nomes: ex-prefeito Vitor Hugo Coral (PP); vice-prefeito Rogildo Bordigon (PSDB); e Santina Izé (PDT), que foi candidata a prefeita em 2016.

SEGUEM AS OBRAS

O prefeito em exercício de Turvo, Piska Dagostin (MDB) entrega na sexta-feira (24), mais duas ordens de serviço: uma para a comunidade de São Peregrino, quase 3 km, com mais de R$ 1 milhão em investimentos em obras de terraplenagem e drenagem pluvial; e outra de mais R$ 900 mil para adequação do antigo prédio da Escola Estadual, em que será usado pelo Centro Municipal de Saúde e Social (CMIS).