Search

A COSTURA DO PSDB; DEM COM NOVO COMANDO; NOVOS DIRETORES DE ESCOLAS; E OUTROS PITACOS

MULHERES NO COMANDO

A eleição de Geovânia de Sá (PSDB) em uma chapa única para comandar o PSDB de Santa Catarina dá indícios de os tucanos não querem mesmo ficar com as “penas chamuscadas” por uma disputa. A reunião seria tranquila, mas Leonel Pavan ensaiou se lançar candidato. Passava das 16 horas de sábado (30), quando saiu o consenso.

A nova presidente do PSDB bancou a vinda de duas lideranças de peso: Gelson Merísio (Joinville) e Vinicius Lummertz (Florianópolis), que atua como secretário de Turismo de São Paulo, com João Dória (PSDB). “A vinda de lideranças de expressão ajuda a fortalecer nosso partido”, defendeu.

A deputada se junta ao grupo de mulheres que presidiram partidos em Santa Catarina, como Carmem Zanotto (PPS/Cidadania); Angela Albino (PC do B); e Luci Choinacki (PT).

Antes do fechamento da coluna, a deputada Geovânia estava presidindo a sessão da Câmara dos Deputados, em Brasília.

COM CIDADANIA

Por indicação do vereador Luciano Pires (PSB), o advogado e administrador timbeense Ricardo Ghellere (PSL) recebeu o título de cidadão araranguaense na noite desta segunda-feira (2/12), em cerimônia que acontece na Câmara Municipal.

Ricardo foi secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amesc) por 21 anos, de onde saiu para atuar como administrador no Instituto Maria Schmitt, que comanda os hospitais Regional (Araranguá), Dom Joaquim (Sombrio), Santo Antônio (Timbé do Sul), entre outros.

Além da família, amigos, servidores do Hospital, estava na sessão o prefeito de Timbé do Sul, Betinho Biava (Progressistas), e o ex-secretário regional Heriberto Schmidt.

  Ricardo Ghellere e Luciano Pires

ENCONTRO DO 15

O pré-candidato a prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), que semana passada esteve com o deputado estadual Volnei Webber (MDB) na capital do Estado, participou no final de semana do evento de final de ano do MDB de Jacinto Machado.

Além do presidente Celso Maldaner, ex-deputado estadual Manoel Mota, estavam presentes os prefeitos João Batista “Gaiola” Mezzari, Tiago Zilli e Moacir Teixeira.

 

_____________________________

NA MAJORITÁRIA 

O Podemos fez reunião no domingo (1°) para tratar da formação do Diretório Municipal; para avaliar o atual cenário político local; e para debater qual o papel do partido nas próximas eleições. Foi levantada uma nominata de pré-candidatos a vereador pelo partido e os nomes dos empresários Kila Ghellere e Lúcio Alves para composição de chapa majoritária.

PRIMO JUNIOR (PL)

“Sou pré-candidato a prefeito, mas, ainda tenho que passar pelo crivo do partido ao tempo da convenção. Somente agora estão iniciando as movimentações políticas, é momento ainda de observação. Temos um rumo para seguir, os princípios da administração pública: legalidade, publicidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. É por aí que vamos fundamentar nossas ideias. Destaco a transparência, marca da administração Primo Menegalli (pai do vice-prefeito de Araranguá”.

 Primo Júnior

FINALISTA

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta recebeu nesta segunda-feira (2) o troféu de Responsabilidade Social Destaque SC. O Certificado de Responsabilidade Social foi entregue a Fundação Educacional de Criciúma – Fucri, finalista na categoria Organizações sem Fins Lucrativos.

_____________________________

VAI A PARIS 

A entrega do dossiê do Geoparque Caminho dos Canyons em Praia Grande reuniu muitas lideranças da Amesc e da divisa, no Rio Grande do Sul. O documento segue para a Unesco, em Paris. Técnicos virão a região no segundo semestre para conferir de perto a região, que compreende 7 municípios.

 

TIMBÉ OUTRA VEZ

Outro timbeense receberá a honraria no dia 11 de dezembro por indicação do vereador Jacinto Dassoler (Progressistas). De forte atuação nas entidades de Araranguá, Adelício Colodel, irmão do ex-prefeito de Timbé do Sul, Valentim Colodel, será agraciado com título de cidadão araranguaense.

 

NOVO DEM

O Democratas, que era presidido por Ênio Rosa de Souza, passará a ser comandado por Kristian de Souza, fisioterapeuta do AEC e do Hospital Regional.

 

ELEITOS 

Forma eleitos como diretores de escolas em Araranguá Manoel “Nequinho” Soares (EBM Otávio Manoel Anastácio); Roselani Nazário (EBM Jardim das Avenidas); Maurício Réus (EBM Almerindo Manoel da Luz); Celda Figueiredo (EBM João Matias). Apenas a EBM

PRATAS DA CASA 

Patrick Alen Teixeira colocou Sombrio no hall dos campeões mundiais de boxe ao ganhar um cinturão no final de semana. A araranguaense Ana Beatriz Cesa assume a Brasil Junior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) em 2020.

DE LUTO 

Faleceu no final de semana a professora Suzana Machado Simon, esposa do ex-diretor da Fundação Ambiental do Município de Araranguá FAMA, militante do PT. Foi aluna e professora da Unesc.

PEC DA REFORMA

A Alesc vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Executivo que altera o sistema previdenciário social do Estado e o PLC que altera a lei sobre Regime Próprio de Previdência dos Servidores de SC. Entre as mudanças a idade mínima exigida para a aposentadoria voluntária dos servidores. Das mulheres, passa de 55 para 62 anos, enquanto entre os homens, de 60 para 65 anos.

UTILIDADE PÚBLICA

Por indicação do deputado estadual José Milton Scheffer (Progressistas), o Instituto SOS Bicho Urbano conseguiu o título de Utilidade Pública Estadual, que fica habilitado a angariar recursos de subvenção social do Estado.

OS PANFLETOS 

Vicente Marcon, da Administração de Araranguá fez uma reunião na tarde desta terça-feira (2), na Câmara de Vereadores com os empresários para tratar das panfletagens.