Search

UNANIMIDADE PARA ABRIR CPI DO GINÁSIO;MINEIRO VIRA ALVO; E OUTROS PITACOS

UNANIMIDADE PARA ABRIR CPI DO GINÁSIO

Como já era esperado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá apurar quem é responsável pela queda do ginásio de esportes da Praia dos Golfinhos, foi aprovada por unanimidade pelos 9 vereadores presentes na sessão da Câmara de Vereadores desta terça feira (12).

Serão nomeados o presidente, relator e membro, dentro da proporcionalidade dos partidos (PSD tem 4, PSDB tem 2, PP 2 e PSB 1). A CPI deverá ter o PSDB como presidente, o PP de relator e PSD como membro.

MINEIRO VIRA ALVO

O vereador Lei do Mar Azul (PSD) cobra uma posição da Administração a programação do verão; a situação da quadra central, hoje interditada; e o final da apuração da Sindicância das supostas notas frias de ônibus.

Greyce Copetti (PSD) também foi contundente em relação ao prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSDB), que chama de sumido.

A vereadora Maria Alice Luciano (PSD) reclamou da falta de manutenção em todo o município e da qualidade de merenda nas creches.

Indignado porque Greyce não lhe cedeu um “a parte”, Edmilson Aguiar (Progressistas) foi à tribuna a reclamou que todos os que reclamam hoje eram há pouco da base do prefeito Mineiro, que ocupavam cargos, tinham espaço no governo.

BRIGA ENCERRA SESSÃO

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi o estopim para um tiroteio entre opositores de Mineiro e apoiadores.

Fica bem claro que as posições são políticas, de ambos os lados, e que o clima vai ficar pesado por causa das eleições de 2020, que batem à porta.

Antes de acabar a sessão um debate acalorado entre Moranguinho (PSB) e Alice (PSD) fez com que o presidente Everaldo Caetano encerrasse a sessão, cobrando o decoro da vereadora. 

ALIANÇA PELO BRASIL

Os deputados federais Daniel Freitas, Caroline de Toni e Coronel Armando deverão acompanhar o presidente Jair Bolsonaro em seu novo partido, a Aliança Pelo Brasil (APB), que terá que buscar 500 mil assinaturas em 9 estados até março para poder participado nas eleições de 2020.

O anúncio aconteceu nesta terça-feira (12), da reunião em que o presidente Bolsonaro anunciou sua desfiliação do PSL, que deve levar mais 30 parlamentes. A Aliança terá sua Convenção Nacional dia 21 de novembro, em Brasília, para debater o estatuto e as diretrizes da legenda.

Em Araranguá, o pré-candidato a prefeito Ricardo Ghellere, que assumiu o comando da Comissão da Executiva Provisória do PSL disse à coluna que irá permanecer no partido, não pretender acompanhar o grupo que vai para a Aliança.

Foto: Carolina Antunes/PR

MDB COMANDA ALESC

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Julio Garcia (PSD), se recupera de uma cirurgia no tornozelo direito, mas passa bem. Por quinze dias a presidência fica sob o comando do primeiro vice-presidente deputado Mauro de Nadal (MDB).

SEGUE O BATE-BOCA

A vereadora Maria Ondina Pelegrini (Progressistas) foi à tribuna na segunda-feira (11), e rebateu o prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), desmentiu-o, pois ele havia ido a sessão anterior e chamado a própria vereadora de mentirosa.

O principal motivo da celeuma é que o prefeito quer construir um mirante no Morro do Albino. Está enrolado com os órgãos ambientais, aguardo autorização para continuar.

A briga entre Eder e Bá vem desde o início do mandato, com acusações de lado a lado.

O fato é que o prefeito voltou a ter minoria na Câmara porque não consegue manter uma relação pacífica com o Legislativo, está afastado do vice-prefeito Rogildo Bordignon (PSDB), que deve ser seu adversário em 2020.

COMPLETA 16 ANOS

Dia 12/11/2003 foi a data de fundação da Associação de Surdos do Extremo Sul de Santa Catarina (Asesc), que hoje é comandada pelo professor Herlon Charles Motta.

NOTAS FINAIS

  • Senadora Jeanine Añez, de oposição, assume presidência da Bolívia, e o presidente Evo Moralez se exila no México;
  • O vereador Igor Gomes (PV) bateu pesado na Administração – no cratera da Beira Rio (que chamou de buraco do Mariano) e na ciclovia invisível (ARA-227, Morro dos Coventos) cuja empresa fez acordo e abandonou a obra;
  • Pelas mãos do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), o governador Carlos Moises (PSL) estará na Coopera, em Forquilhinha, para anunciar a pavimentação da Jacob Westrupp, de Forquilhinha a Maracajá;
  • O deputado e os prefeitos de Forquilhinha, Dimas Kammer (PP) e de Maracajá, Lale Rocha (sem partido); fizeram convite para dia 14/11, às 10h 30min;
  • Para atender Zé Milton (PP), Carlos Moises (PSL) irá anunciar um pedaço da SC-108, em Jacinto Machado;
  • O governador irá perder 4 deputados do PSL para a Aliança do presidente Bolsonaro, e trabalha para manter uma base com deputados de outras siglas;
  • O presidente Bolsonaro se vingou dos jornalões ao acabar com as publicações de balancetes; se vingou de Luciano Bivar (batida da PF e agora acabando do DPVAT, que atinge as empresas do presidente do PSL;