Search

Lançamento do livro Pirambeira

Lançamento do livro Pirambeira. Os autores realizarão o evento dia 10 de novembro, no Gastro Pub Grota Bier, em Praia Grande, das 14h às 21h. O palco do lançamento do livro Pirambeira, será aberto para a participação de músicos convidados e galeria com exposições fotográficas, artísticas e de artesanato.

Uma das partes mais relevantes da obra é a introdução que é feita por um “espirito de preto velho”, escrita em linguagem coloquial antiga dando ares de épocas passadas.

O projeto literário ”Pirambeira: lendas, assombrações e outras histórias contadas na calada da noite”, nasceu da parceria do professor e escritor Frank Lummertz (A Morada das Nuvens, 2013 e Coletânea de Poesia: Rede Poéticas, 2018) com o também professor e ilustrador Joel Coelho.

O projeto conta com 6 contos populares com inspiração nas lendas orais narradas ainda nos tempos em que a oralidade literária era presença constante na cultura popular das diferentes localidades brasileiras. O fundo narrativo dos contos são as lendas de assombrações – fantasmas, “aparenças”, saci, almas penadas, demônios e a própria morte – artisticamente muito bem ilustradas.

lançamento do livro Pirambeira
lançamento do livro Pirambeira

Quanto ao conteúdo, os leitores poderão perguntar-se: sabe aquelas histórias que os avôs contavam na calada da noite, no intuito de nos assustar? Todos os contos desse trabalho são histórias de terror e de assombração, lendas inspiradas nessas histórias antigas e no hábito recreativo de contar e recontar histórias do cotidiano, reais ou imaginárias. De pessoas que viveram em um tempo em que a energia elétrica no interior ainda era para poucos. Uma das lendas, é a do Gritador, lenda muito conhecida no Sul do país que pela primeira vez sairá da oralidade e ganhará sua versão escrita e ilustrada.

Lançamento do livro Pirambeira divulgará escritores

Conforme as tecnologias da comunicação foram invadindo o cotidiano das famílias, os hábitos recreativos de contar e recontar “causos” vivenciados, foram gradativamente, ficando de lado e esquecidas. Esse projeto poderá ajudar a modificar a forma como, na atualidade, as pessoas encaram ou valorizam esse aspecto da cultura brasileira.

A leitura é um dos aspectos de maior alcance da cultura humana. O habito de ler e de socializar conhecimento é uma prática que por finalidade acaba multiplicando saberes. Dessa forma, é sempre muito importante manter o incentivo não só a leitores. Mas também, aos jovens escritores. Afinal, um novo livro, com assuntos novos pode tornar-se uma referência para alguém em algum lugar.

Entretanto, uma das dificuldades encontradas para os novos escritores é alcançar o espaço desejado de publicações. O mercado editorial possui o habito de publicar e divulgar escritores que já estão no mercado e são conhecidos. Restando assim, pouco espaço para novos escritores. Portanto, um recurso colaborativo como esse, é um instrumento favorável para o lançamento de escritores independentes que estão chegando agora no mercado.

Confira também:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/videos/t/todos-os-videos/v/lancamento-de-livro-revertera-renda-para-instituicao-que-atende-jovens-em-florianopolis/8042964/