Search

Entenda o Plano Diretor

Muitas pessoas já ouviram falar de zoneamento e Plano Diretor, mas não sabem exatamente o que é, e para o que serve

Simplificando, pode-se dizer que é uma forma de organizar a cidade. Ou seja, as regras de zoneamento definem quais são os pontos da cidade que pode ou não pode construir determinadas obras, como indústria e comércio. Também serve, para definir as regras para as residências, de forma que os moradores construam suas casas de acordo com a zona em que seu terreno está localizado.

O zoneamento é muito utilizado no plano diretor, ajudando a separar as áreas da cidade. Sendo seu trabalho, decidir a melhor maneira de fazer a ocupação de um determinado terreno.

Segundo o secretário de planejamento de Araranguá, Francisco Diello, as zonas são separadas em residencial, comercial, ambiental, industrial e institucional, ‘’Então, dependendo do zoneamento, ele vai delimitar quais os tipos de obras, construções e até mesmo qual é a taxa de ocupação do imóvel, que a pessoa poderá estar desenvolvendo uma residência ou comércio’’, conta Diello.

Essas decisões, dependem de qual é a atuação mais realizada em determinado local, assim, cada cidade poderá ser separada de formas diferentes.