Search

A QUARTA PONTE; O NOVO COAF; E OUTROS PITACOS

PAVIMENTAÇÃO DA SC-108 SAI DO PAPEL

O governador Carlos Moisés (PSL) teve uma reunião com os deputados estaduais Rodrigo Minotto (PDT) e José Milton Scheffer (Progressistas).

Confirmou que virá ao Sul do Estado no próximo dia 14 de Novembro, véspera do feriadão da Proclamação da República.

A agenda inicia por Forquilhinha e Maracajá, quando o governador anuncia aos prefeitos dos dois municípios, Dimas Kammer (Progressistas) e Arlindo “Lale” Rocha (sem partido), a liberação de recursos para a pavimentação da Rodovia Jacob Westrup, a SC-108. Ambos os prefeitos foram conversar com Minotto para acertar os detalhes da

A obra é importante porque faz a ligação entre a serra e a BR-101, beneficiando o turismo e a movimentação econômica da região.

Na vinda do secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, a uma reunião com os prefeitos da Amesc, o prefeito Lale chegou a brincar que nem namoro entre jovens de Maracajá e de Forquilhinha estão acontecendo. Isto porque a estrada que liga ambos os municípios está abandonada.

A QUARTA PONTE

O segundo anúncio é em Araranguá. Moisés deverá anunciar uma verba de R$ 14 milhões para a construção de uma ponte que liga Morro dos Conventos ao Distrito de Hercílio Luz.

Esta obra foi pedida pelo deputado Zé Milton (Progressistas), que acompanhou o prefeito Mariano Mazzuco Neto (Progressistas) durante a entrega do projeto que foi feito pelo município de Araranguá.

A ponte também foi anunciada ao pré-candidato a prefeito pelo PSL, Ricardo Ghellere. O anúncio será feita em uma reunião na sede da Amesc.

ESPERANÇA DE OBRAS

Carlos Moisés ouviu Zé Milton (PP) sobre a reunião que Carlos Hassler fez em Praia Grande para tratar sobre a importância da ligação da SC-108 entre Praia Grande e Jacinto Machado, decidiu ir até o local para conhecer a obra.

Fica a expectativa de que o governador anuncie recursos para revitalização da Rodovia SC-449, ligação entre Sombrio e Jacinto Machado.

E quem sabe algum recurso para iniciar a SC-108 por Jacinto Machado, já que pela comunidade que dá acesso ao Tenente, também se chega a Santa Rosa do Sul, o Instituto Federal Catarinense (IFC).

AS NOVAS CARAS

Em Sombrio, na noite desta quarta-feira (30), foram empossados os 6 vereadores que substituíram os 6 afastados (MDB, PSB e PSDB).

Com a nova composição, o Progressistas tem 7 vereadores, o PSD 2, o PDT 1 e o PT 1- Marcelo Areão, que é o atual presidente da Câmara após o afastamento de Janguinha (MDB).

O PP deve perder a vereadora Marli da Saúde, que deve ir para o MDB, mas deve manter João Roseno, que ganhou a vaga pelo PDT.

O prefeito Zênio Cardoso (MDB) e a vice-prefeita Gislaine da Cunha (PL), participaram da posse da nova formação do Poder Legislativo.

O NOVO COAF

Foi aprovada nesta quarta-feira (30) a Medida Provisória 893 do novo COAF, que passará a ser chamado Unidade de Inteligência Financeira. A MP foi aprovada por comissão integrada pelo deputado federal Rogério “Peninha” Mendonça (MDB/SC).

A Unidade será subordinada ao Banco Central e terá sua composição e estrutura modificadas, para uma maior autonomia técnica e operacional.

“A UIF terá funções parecidas com o COAF, que atuou em operações como a Lava Jato. Dentre as principais atribuições, está prevenir e combater a lavagem de dinheiro, o terrorismo e o tráfico de armas”, explica o deputado Peninha.

A estrutura irá funcionar como um órgão de controle que reúne informações sobre as operações financeiras e transações que precisam ser comunicadas por bancos, administradoras de cartões de crédito, seguradoras e juntas comerciais.

A UIF não será um órgão investigativo, apenas de controle, portanto as operações atípicas serão informadas a órgãos como o Ministério Público e à Polícia Federal, que farão a investigação.

A comissão que analisou a MP é presidida pelo senador José Serra (PSDB/SP) e tem como relator o deputado Reinhold Stephanes Junior (PSD/PR).

A medida segue para aprovação nos plenários da Câmara e do Senado.

VISITA À PRODAPYS

O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso (Progressistas), fez uma visita à empresa Prodapys, eleita pela quinta vez por ter o melhor mel do mundo.

Daniel foi recepcionado pelos sócios proprietários, Célio e Tarciano Silva, e parabenizou pela premiação, além de conhecer um pouco mais do mel produzido pela marca.

“É uma honra saber que esta importante empresa é araranguaense. Temos que valorizar nossos empresários e as marcas que elevam o nome da cidade”, disse.

O título de melhor Mel do Mundo foi recebido neste ano no Canadá no 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores. 

LICITAÇÕES CANCELADAS

Em Araranguá, pelo menos duas obras licitadas serão canceladas. A empresa Crema concordou em uma saída amigável da obra da ciclovia da ARA-227, Morro dos Conventos.

Outra obra que empresa abandonou foi a da rua Augusto Cândido Costa, no Jardim das Avenidas, que foi abandonada pela empresa Branco Pedra.

RETALIAÇÃO DO MINEIRO

Conforme a coluna antecipou, o advogado Anderson da Silveira não é mais Procurador do município.

O prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSDB) exonerou também Marciana da Silva, indicada pela vereadora Greyce Copetti (PSD), e que é filha do ex-vereador Enedir “Nego” da Silva (falecido).

Foi uma retaliação ao voto da vereadora Greyce na sessão de terça-feira (29), que ajudou a manter o parecer do TCE pela aprovação das contas de Evandro Scaini que (PSD). A vereadora lega que votou com consciência e com base no parecer técnico do TCE.