APROVADAS CONTAS DE 2014 DE SCAINI
A votação na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, nesta terça-feira (29), derrubou o parecer da Comissão de Finanças, Tributação e Orçamento, que havia sido pela rejeição do parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O parecer do TCE recomendava, com ressalvas, a aprovação das contas do exercício financeiro de 2014 do ex-prefeito Evandro Scaini (PSD).
A Comissão entende que houve irregularidades e que deveria rejeitar as contas. Foi neste sentido o parecer. Os vereadores que defendiam esta tese conseguiram chegar a 5 votos, mas faltou o sexto voto.
Havia a expectativa de que o voto de Greyce Copetti (PSD) pudesse ser junto com o grupo que apoia o prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães. Ou seja, a favor do parecer que poderia deixar inelegível Evandro Scaini. Bastava para isto que a vereadora fizesse o sexto voto, que o parecer do TCE iria para o espaço.
Mas não foi o que aconteceu. Esta votação uniu a bancada do PSD. O partido votou inteiro pela aprovação das contas de Scaini. Greyce votou contra o parecer do TCE, o que pode gerar desdobramentos. O prefeito Mineiro poder tirar do cargo o esposo da vereadora, Anderson da Silveira, que atua na Procuradoria do Arroio, e cargos comissionados indicados por Greyce.
AINDA SEM SECRETÁRIO
Até o final da tarde desta terça-feira (29) o prefeito ainda não havia decidido quem irá ocupar a vaga deixada por Guilherme Peruchi na Secretaria de Obras. Atualmente diretor de Compras, Douglas Michels, que deixou o PSB e, nas convenções do Progressistas, retornou ao partido, é um dos nomes que aparece para ocupar a pasta.
Michels foi Diretor de Agricultura e teve atuação destacada na gestão de Sandro Maciel (PT).
FVA EM ALTA NO MEC
Empresa genuinamente araranguaense, a Faculdades Vale do Araranguá (FVA), apresentou na segunda-feira (28), a avaliação do MEC que concedeu nota 4,19 à instituição.
Inaly de Oliveira apontou para o trabalho em equipe como condição para chegar a este resultado, além do alto investimento em pesquisas.
Às vésperas de comemorar 10 anos, a FVA tem uma meta para um futuro próximo: ter curso de medicina e depois se tornar uma Universidade.
SALVAÇÃO DA LAVOURA
Um fôlego para os municípios deverá ser o recurso da zona onerosa do pré-sal, que dividirá os royalties em 70% para União e 15% para estados e 15% para os municípios. Enquanto Araranguá terá R$ 3,9 milhões em caixa, Balneário Arroio do Silva deverá abocanhar mais de R$ 1 milhão.
PAUTA AMBIENTAL
O Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019, acontece na UFSC, em Araranguá, na próxima quinta-feira (31).