Search

MONTEIRO PARA PREFEITO; SECRETÁRIO EXONERADO; E OUTROS PITACOS

MONTEIRO PARA PREFEITO

O ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (PL), recebe nesta quinta-feira (24), o senador Jorginho Mello (PL) para uma agenda extensa na Amrec e Amesc.

A agenda começa com visita à direção do Hospital São Donato, de Içara; depois ao Hospital São José, em Criciúma; onde também se reúne com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Criciúma – ACIC.

Mello, em um evento de filiações do PL de Criciúma, no Salão Paroquial da Primeira, irá abonar a filiação do advogado Jefferson Monteiro, que deixou o MDB, e se apresenta como pré-candidato a prefeito.

EDER FILIA NO PL

O senador permanece em Criciúma, onde tem agenda no Bairro da Juventude; depois tem uma agenda na reitoria da Unesc; e a tarde uma agenda com ex-colega de partido, prefeito Clésio Salvaro (PSDB).

A agenda segue em Araranguá onde tem uma conversa com o vice-prefeito Primo Junior (PL); depois um entrevista na sede do Jornal Enfoque Popular.

Em Jacinto Machado, a conversa é com o vice-prefeito Aldo Brognoli (PSD), que pode estar migrando para o PL.

A agenda na Amesc encerra com o ato de filiação de Eder Mattos, de Meleiro, que deixa o PSB. A expectativa é de que apenas os 2 vereadores do PSB, Kaká Salvaro e João Nazário, permaneçam no PSB até a janela de março/abril e 2020.

Com isto, o PL passa contar com um prefeito e dois vices-prefeitos, em Araranguá e Sombrio.

SECRETÁRIO EXONERADO

O prefeito exonerou o secretário de Obras, Guilherme Peruchi, que ficou pouco tempo no cargo. Já havia iniciado o governo com Luiz Celso Frigo, que depois deu lugar ao interino Afrânio Ronconi. A equipe de Mariano Mazzuco Neto (Progressistas) sofreu poucas alterações deste o início de governo. Antes havia saído o secretário de Planejamento Fernando Serrano.

2-Guilherme Peruchi

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Alguns municípios, como Araranguá e Balneário Gaivota, já deram ponto facultativo em razão do Dia do Servidor Público, que é comemorado no dia 28, segunda-feira.

50% DE NOVAS DIRETORAS

A gerente regional de Educação, Rosane Castelan, divulgou as primeiras 6 diretoras de escola eleitas na região da Amesc.

Na EEB Araranguá foi reeleita Luciana Costa Martinelli, assim como na EEB Prof Maria Garcia Pessi foi reconduzida ao cargo Sandra Regina de Vargas; e na EEB Prof Neusa Ostetto Cardoso: Maria José Barbosa Vieira, a Zeza.

A EEB Bernardino Sena Campos elegeu Juliana Broca Preza. Cristiani Bernardo de Oliveira foi eleita na EEB Otilia da Silva Berti; e Alexandra Schutz Pereira na EEF Prof Mota Pires.

A eleição segue hoje nas demais escolas.

FRENTE DO GÁS

Foi lançada na FIESC nesta quarta-feira (23), a Frente Parlamentar da Competitividade do Gás Natural da Assembleia Legislativa coordenada pelo deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB).

O lançamento da frente aconteceu na primeira parte do encontro Troca de Ideias 2019 – 4ª edição, organizado pela SCGÁS e Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, com a participação de deputados estaduais e representantes da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Golar Power Latam.

Além do lançamento da Frente Parlamentar, o evento contou com exposições sobre a Chamada Pública de suprimento de gás natural para Santa Catarina, Novo Mercado de Gás, Chamada Pública do Gasoduto de Transporte Bolívia-Brasil (Gasbol) e leilões de energia.

Luiz Fernando “Vampiro” Cardoso (MDB) lembra que “há um amplo espaço desabastecido e novos segmentos que clamam também por esse diferencial; e que o Extremo Sul, o Planalto Norte, a Serra Catarinense, o Oeste e o Meio-Oeste esperam a chegada do insumo para competirem em igualdade de condições no mercado, assim como setores como o de papel e celulose, o setor alimentício entre outros”.

CPI DA PONTE

Raimundo Colombo (PSD), governador do Estado de 2011 a abril de 2018, foi convidado a depor no próximo dia 29/10, às 11h na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da ponte) que investiga as obras da ponte Hercílio Luz. O requerimento para ouvi-lo foi apresentado pelo deputado Bruno Souza (sem partido), relator da comissão.

Colombo afirma que é uma excelente oportunidade para informar todos os passos que foram dados pelo governo para a recuperação da Ponte Hercílio Luz e esclarecer quaisquer dúvidas a respeito da obra.

CASO DE POLÍCIAS

Comissão Especial de Competência Legal Para Investigação na Câmara dos Deputados debate a possibilidade de as polícias Militar (prevenção) e Civil (investigação) passarem a ser “polícia de ciclo completo”, como a Polícia Federal, que tem funções de polícia administrativa e investigativa.

DESENVOLVIMENTO

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, esteve nesta terça-feira (22), em Joinville, onde prestigiou a inauguração da nova linha de motores da General Motors. Com um investimento de R$1.9 bilhão em novas tecnologias a fábrica na maior cidade do Estado se torna uma das mais sustentáveis do mundo.

ELA É DEPUTADA

Ao se referir a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), a coluna disse que “a senadora foi retirada da liderança do partido no Congresso Nacional (Senado/Câmara)”. Na verdade a jornalista é deputada federal e o posto de líder era no Congresso, ou seja, falava com deputados e senadores em nome do governo.

Como ela não assinou a lista de Eduardo Bolsonaro (PSL) para que assumisse a liderança do PSL na Câmara Federal, como retaliação, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) a retirou do posto de líder no Congresso. E o próprio Eduardo, que passou a ser o líder, e tem direito a ter 21 vice-líderes, tratou de tirá-la do posto de vice-líder.