Search

Homenagem: hoje é Dia do Professor!

Conversamos com algumas profissionais para tentar desvendar o que torna essa profissão tão desafiadora em uma carreira apaixonante
O Dia do Professor é uma data em que esses profissionais, além de reconhecimento, merecem homenagens. Empenhados em ficar horas preparando aulas, ensinando os filhos de outras pessoas e ainda corrigindo provas, estes profissionais de educação muitas vezes transcendem suas competências se tornando amigos, colegas e quase psicólogos de seus alunos. 
O jornal Enfoque Popular também quis homenagear, de modo singelo, estes verdadeiros responsáveis por moldar as mentes que poderão fazer deste, um mundo melhor. Perguntamos a algumas professoras o que mais as encanta nesta profissão, o que as fez escolher esse caminho e como se sentem na sala de aula.
No caso da professora de Ensino Religioso, Luciana Venzon, quem a motivou a seguir a licenciatura foram seus pais, principalmente o historiador que ela tinha em casa. “Meu pai não foi um estudante de história, era um simples ferreiro, mas era um historiador maravilhoso. Ao fazer o vestibular eu tinha três opções, e optei por história, que era o que eu tinha vivenciado em casa. Hoje eu amo a minha profissão, sou muito feliz, sou professora”, declara. 
Já para a professora do ensino fundamental, Jadna Ferraz, ser professora é mais que um trabalho, é uma vocação. Ela diz que agradece a cada manhã por poder lecionar e ter a oportunidade de ensinar. “O mais legal de tudo é que aprendo muito. Estar junto com as crianças é uma alegria, elas são capazes de melhorar nosso dia com um abraço na chegada e fazer valer a pena todo o esforço e dedicação a cada novo aprendizado”, diz.
Ainda segundo ela, não é nada fácil ser responsável por ensinar as novas gerações, mas a fé a mantém na sala de aula. “Atualmente, ser professor é um desafio, precisamos educar para poder ensinar, é necessário sensibilizar para transformar. Acredito muito na força da profissão do professor, quando somos capazes de acreditar no potencial individual de cada aluno, estando ao lado dos alunos estimulando-os a superar cada obstáculo. Costumo usar  em sala de aula a seguinte frase: Eu quero! Eu posso! Eu consigo!”, conclui.
Para a professora de Língua Portuguesa e Inglesa, Valquíria Lansa, o caminho começou incerto, ainda meio sem saber se esta seria a melhor profissão. Mas quando suas paixões, a leitura e a escrita, se uniram na sala de aula, ela não teve mais dúvidas. “Ser professor é gostar da profissão, e eu amo minha profissão. Amo ver meus alunos, ensinar os conteúdos, não me vejo em outra profissão. Não consigo ficar sem contatar meus alunos, e sinto muito amor por eles”.
Valquíria ainda faz um apelo, expressando um desejo para os professores e para aqueles que ainda não começaram, mas pretendem lecionar. “Vamos mudar a nossa educação, que está tão difícil hoje em dia. Vamos fazer a diferença”, completa.
Aos professores de nossa região e do país, nosso agradecimento. São vocês que formam nossos futuros jornalistas, escritores, editores, diretores, contadores, médicos, professores…