Search

TURVO TERÁ ANEL VIÁRIO; EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVER; E OUTROS PITACOS

TURVO TERÁ ANEL VIÁRIO

Turvo fará a construção e implantação de um anel viário graças ao Programa Avançar Cidades (PAC) do Ministério do Desenvolvimento Regional, através do Governo Federal, com financiamento pela Caixa Econômica.

A obra está orçada em R$ 5,6 milhões e vai contemplar a abertura e pavimentação asfáltica de novas ruas com 2,5 quilômetros de extensão, fazendo a ligação das ruas Jorge Lacerda e Usílio Tonetto.

Também será executada a extensão da Avenida Municipal; construção de uma rótula no bairro São Cristóvão; construção de uma ponte de concreto e uma rótula no bairro Cidade Alta. Com a passagem da BR-285 dentro da cidade, o Avançar Cidades vai ofertar à população, uma nova opção de trânsito.

O prefeito Tiago Zilli (MDB) acompanhou em Brasília, na segunda e terça-feira (7 e 8), a assinatura e publicação da portaria que contempla o município de Turvo, e o torna apto a ser contratado pela Caixa. Após os trâmites burocráticos, o edital da obra será lançado.

EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVER

A deputa estadual Paulinha (PDT) foi a convidada da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, para palestrar na sala dos municípios, na noite desta quarta-feira (9). Antes da entrevista, a parlamentar conversou com a coluna e antecipou a linha de raciocínio da palestra sobre “Desenvolvimento Sócio-Econômico”. Disse que falaria da experiências como jovem prefeita que foi no município de Bombinhas, o menor de Santa Catarina, entre Tijucas e Itapema. Outro tema do radar era o atual momento em que os cidadãos (contemporâneos) estão cada vez mais ligados, cobrando resultados, eficiência.

Paulinha disse que o governo tem que fazer a sua parte, mas cabe aos cidadãos serem mais pró-ativos. Ao governo, cabe ajudar a melhorar as condições de infraestrutura. Até porque, especialmente a região Sul, reconhece, precisa de ações para melhorar as condições. Ela entende que a educação é um caminho para mudar esta história.

ENTENDE OS PAPÉIS

Se diz um pouco frustrada com as limitações do poder de execução do parlamento, que não executa, só propõe. Deixou a entender que está descontente com o ritmo que as coisas acontecem. Sobre a relação com o governador Carlos Moisés (PSL), disse ser excelente. “Entendo o meu papel e o do governo. Algumas coisas eu concordo, outras não”.

FESTA HISTÓRICA

Santa Rosa do Sul já tem o maior parque de eventos do Sul e agora quer entrar para o circuito como uma das mais extensas festas do Estado. Serão 9 dias de Polvilhana, a Festa da Polvilho e da Banana.

O prefeito Nelson Cardoso de Oliveira (PSD) está em seu segundo mandato e quer deixar sua marca na história. Pode facilitar uma candidatura do vice-prefeito e ex-prefeito Nelmo Emerim (Progressistas).

O final da tarde desta quarta-feira (9), o secretário geral de governo Almides Roberg Silva da Rosa, coordenador geral da festa, reuniu as comissões para acertar os detalhes finais da VIII Polvilhana. Anunciou que o encerramento da festa será com a Banda The Fevers.

SOMBRIO COMO EXEMPLO

O TSE decidiu manter a cassação da chapa PSDB-PR-PTS-PSC-PCdoB, o que faz que seja cassado Fabiano Pinho (PSDB), confirmando decisão das duas instâncias anteriores.

A expectativa é de que outros 5 vereadores de Sombrio também sejam cassados. A coligação MDB/PSB colocaram candidatas ‘laranjas’. Tinham que ter uma chapa de 30% de mulheres efetivamente concorrendo aos cargos, mas não havia. 

Portanto, a decisão agora deve ser executada nos próximos dias com a saída do de Fabiano. Caso haja a cassação de 6 vereadores, tomam posse em seus lugares 3 suplentes do PP (Edson Porrok, Marli e Juca), 1 do PSD (Nano Freitas) e 2 do PDT (João Roseno e Tião). 

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) criticou a decisão do Senado de adiar para o próximo dia 22, a votação do segundo turno da reforma da Previdência, desde que haja a garantia do governo de que os recursos do pré-sal serão divididos entre estados e municípios. “Se você não incluir estados e municípios a reforma não vai dar certo.

SEMINÁRIO PELO ARROZ

A Comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Zé Milton (PP), atendendo à solicitação dos rizicultores da região Sul promove o 1º seminário do Arroz Irrigado, nesta sexta-feira (11), às 13h30, na Câmara de Vereadores de Forquilhinha. O evento integra a programação da IX Heimatfest.

Dentre os palestrantes estão presidente da Copagro e vice-presidente da Brasil Rice, Dionísio Bressan, que irá explanar sobre as novas oportunidades de comercialização do grão e o instrutor do SENAR, Emerson Cardozo Gava, que vai apresentar e tirar dúvidas sobre o e-social.

PARTIDO PARA CHAMAR DE SEU

O presidente Jair “voltando atrás” Bolsonaro (PSL) remendou a fala que fez para um pesselista, em que diz para ficar longe do PSL. A relação já não anda lá estas coisas, depois que veio à público uma série de uso de “laranjas”.

Aliados do presidente já haviam recriado a UDN e agora estudam a criação de um novo partido, o Conservadores.

NA AGENDA 1

Nesta sexta-feira (7), a professora Silvia Shulze, faz palestra dentro da Subseção da OAB de Turvo. O evento acontece no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi. A palestra é sobre bullying, direcionada à alunos 6º, 7º e 8º anos. Faz parte do projeto “OAB vai à escola”. Deve envolver 450 alunos de Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Ermo e Turvo.

NA AGENDA 2

Terça-feira (15), 18h 30min, no Museu de Cultura de Araranguá, acontece o lançamento edital do prêmio “Aires Koerig 2019”. Serão 4 escritores escolhidos para receber um valor para auxiliar na publicação do livro.