PAINEL ‘EU AMO ARARANGUÁ’ TROUXE MUITAS CONTRIBUIÇÕES
Araranguá recebeu na sexta-feira (4) um time de palestrantes que há tempos não se via. Ao menos em um mesmo evento. O painel de ideias “Eu Amo Araranguá” teve 8 palestrantes em pouco menos de 5 horas no Auditório do IFSC.
As palestras regionais ficaram por conta de Jair Toreti, secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Turvo, e Walterney Réus, Procurador Geral, e Paulo Brígido, secretário de Desenvolvimento Econômico, ambos de Içara. Turvo mostrou que dá pra fazer turismo mesmo onde as condições apontam que não dá. O turismo de negócios movimenta a economia do município e ainda reverbera na região. Detalhe: na Festa do Colono, 70% dos expositores são de Araranguá.
No painel estadual, o presidente da Assembleia, Júlio Garcia (PSD), que chegou acompanhado do ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSD), disse basicamente que a Alesc tem ajudado a tirar o governador Carlos Moisés (PSL) de enrascadas que ele mesmo se mete. Ressaltou que o governador é um político inábil e um gestor despreparado. Demostrou que a relação entre os poderes anda mesmo trincada.
Na palestra de Diego Goulart (PSL), o secretário de Articulação Nacional procurou dar resposta ao que considerou um “ataque ao governador”. Mostrou números para demonstrar que o governo Moisés é eficiente e realizador. O secretário focou também na necessidade de cuidado com projetos nas prefeituras. O diretor de Ciência e Tecnologia da Sandro Yuri Pinheiro, também aproveitou para ressaltar uma gestão mais eficiente no governo Moisés.
No painel final, o professor da Unisul Ildo Silva, consultor da Weber, faz uma bela explanação do que as cidades precisam fazer para enfrentar o futuro, com inteligência e planejamento. Encerrou o evento a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que deu uma aula sobre índices de Araranguá. Mostrou porque a Universidade viu um potencial na cidade a ser explorado sob o aspecto da Educação.
TANO E MAY NO PSD?
Houve um movimento do grupo de Júlio Garcia (PSD) em Araranguá. Há o convite ao vereador Tano Costa (PSD) para ele deixar o Progressistas, mas antes de março, nada poderá ser efetivado. Outro fator que chamou atenção foi a chegada de Guilherme May (Progressistas) no painel de ideias “Eu Amo Araranguá”.
Além de chegar junto com o grupo do PSD que desembarcou no evento, May foi citado por Júlio Garcia, por causa de um artigo que escreveu sobre os caminhos para Araranguá.
ENCONTRO COM LIDERANÇAS
À noite, o PSD teve encontro regional em Guaraita, em Sombrio. Liderados pelo presidente estadual Milton Hobbus, também participaram o deputado estadual Julio Garcia e o deputado federal Ricardo Guidi, além do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes.
O encontro regional foi o primeiro realizado após a definição do novo comando estadual e inicia um roteiro de outros três eventos que serão realizados também em Braço do Norte, Tubarão e Criciúma.
DREVECK PRESIDENTE
O presidente do PP de Araranguá, Jose Hilson Sass, esteve ao lado do deputado Zé Milton na Convenção Estadual do Progressistas, que reelegeu Silvio Dreveck para a presidência da sigla, na manhã de sábado (7), em Florianópolis.
MUDANÇA NA AMESC
Moacir Rovaris será o novo gerente executiva da Amesc, em substituição à jornalista Ester Barp, que encerrou um ciclo no cargo iniciado em 2016.
ANTES TARDE DO QUE NUNCA
Os leitores desta coluna há anos escutam que Araranguá precisa investir em passeios públicos e que o Centro de Araranguá carece deste investimento. Pois agora, com os novos investimentos feitos em pavimentação, as obras são completas, com as calçadas com piso retrátil, para uso dos deficientes visuai, na comunidade de Jardim das Avenidas.
CIDADÃO DAQUI
O tenente coronel Maike Adriano Valgas, do 19° Batalhão da Polícia Militar, recebeu na noite desta segunda-feira (7), o título de cidadão honorário araranguense.
MOBILIZADO
O ex-governador Eduardo Moreira, deputado Celso Maldaner, deputada Ada de Luca e a presidente do MDB Mulher, Dirce Heiderscheid, estiveram nos maiores encontros de capacitação da sigla no último final de semana.
Os prefeitos de Turvo, Tiago Zilli, de Jacinto Machado, o Gaiola, Sombrio Zênio Cardoso, Siderópolis, o Alemão, Içara Murialdo Gastaldon, ex-deputados Manoel Mota, Edinho Bez e Ronaldo Benedet estavam entre as lideranças.
BEM MENOS
Ao eleger como presidente o deputado federal Baleia Rossi, filho do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, o MDB não foi tão inovador quanto dizia que seria. É uma renovação com filhos der políticos antigos. O MDB catarinense, com Chiodini, ficou na segunda vice-presidência.
Primeiro vice-presidente: senador Confúcio Moura (RO); segundo vice-presidente: deputado federal Carlos Chiodini (SC); terceiro vice-presidente: ex-deputado federal Daniel Villela (GO); secretário Geral: deputado federal Newton Cardoso Júnior (MG); primeiro secretário: deputado estadual Gabriel Souza (RS); segundo secretário: Washington Reis (RJ), prefeito de Duque de Caxias; tesoureiro: senador Marcelo Castro (PI); e o tesoureiro-adjunto: deputado federal Raul Henry (PE).
HOUVE RECLAMAÇÃO NA ELEIÇÃO
É fato que a eleição de domingo (6), que escolheu os conselheiros tutelares não foi um primor de organização.
O presidente do CMDCA, Francisco Diello, não levou em consideração o envolvimento político que a eleição para o Conselho Tutelar toma em Araranguá. É como uma espécie de teste para as eleições de vereador. Tanto é que havia grupos políticos apoiando candidatos.
O segundo erro, já admitido, foi ter apenas dois locais de votação para um contingente aproximados de 5 mil eleitores que se dispõe a votar em uma eleição não obrigatória como estas.
A concentração em apenas dois colégios eleitorais fez com que se criasse um gargalo na hora de votar, especialmente na Câmara de Vereadores de Araranguá, onde o espaço era pequeno. A chuva que caiu durante todo o dia fez com que os eleitores ficassem exaltados. Mas, ao final, todos que chegaram até 17 horas tiveram resguardado o direito de votar.
Um certo número de pessoas acabou desistindo, outros não votaram porque estavam na sessão errada ou não portavam documentos de identificação. Por isto, o número acabou caindo para 3.972 votantes.
PREJUÍZO É DE TODOS
Na tarde desta terça-feira (8), um grupo estimado em 15 candidatos ao Conselho, que foram derrotados nas urnas, irá ao Promotor da Infância de Juventude, Pedro Lucas de Vargas. Estão coletando um abaixo-assinado com o pedido de anulação da eleição por causa das dificuldades na votação.
O argumento é frágil, porque não é de se imaginar que apenas os candidatos derrotados tenham sido prejudicados. Na verdade, pela lei das probabilidades, o prejuízo é semelhante para todos.
Além do mais, a diferença entre os eleitos e não eleitos, com exceção do 5º componente, que teve apenas 27 votos de diferença para o 6º colocado, que ficou como primeiro suplente.
ELEITOR QUIS MUDANÇA?
A ex-conselheira Rosaninha, que tem o título de mais votada da história duas eleições atrás, fez agora 476 votos; a atual conselheira, e única reeleita, Rejane Soares, fez 460 votos; Sidnei Soares, fez 453 votos; Francini de Jesus se elegeu com 399 votos; e Leandro Silva contabilizou 275 votos.
A 1ª suplente Fabrícia Scremin fez 248 votos; a 2ª suplente Jéssica Soares teve 245 votos; a 3ª suplente, Professora Cris, tem 224 votos; a 4ª suplente, com nome de atriz famosa, Bruna Marchesini, contabilizou 201 votos; e a 5ª suplente, Tatiani, teve apenas 169 votos.
Além de Alysson Bittencourt, que não concorreu, de Tatiani, que ficou de suplente, os eleitores deixaram de fora Emerson Rocha, atual presidente, e Tamara, conselheira eleita na última disputa. Foram renovadas 4 das 5 cadeiras, o que é muito salutar.
CIDADES DO FUTURO
Na semana passada, o secretário de Planejamento, Francisco Diello, e um grupo de servidores, esteve na capital do estado para conhecer o projeto das “Cidades Inteligentes”, as Smart City.
O prefeito Mariano Mazzuco Neto (Progressistas), no final da tarde desta segunda-feira (70< reuniu o secretariado para tratar do tema e possível implantação na Cidade das Avenidas.