Search

EDUCAÇÃO E PODER; CAMINHOS DO MDB; E OUTROS PITACOS

MUNICÍPIO ABRE DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO

Araranguá recebeu muito bem o evento promovido na sexta-feira, 4 de outubro, pelo Jornal Enfoque Popular e pela Post TV, que acontece no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. O Painel de Ideias – “Eu amo Araranguá – O futuro se constrói aqui”, irá abrir uma discussão que a cidade precisa fazer, sobre desenvolvimento, sobre vocação. Para isto, os veículos de comunicação deram um primeiro passo. A ideia foi trazer experiências de fora para dentro.

Muitas empresas decidiram apoiar o evento, como a Unesc, Weber Empreendimentos – Cidade Universitária, Instituto Mix, RAC/Racli, Pavimentadora Jeremias, Consolide, Instituro Maria Schimidt (IMAS) e Lojas Adelino. Diversos apoiadores de diversos setores, além de CDL, Samae, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Araranguá, IFSC, Alesc e FVA.

AQUI BEM PERTO

Tem a experiência de Turvo, que está investindo no turismo de negócios, que tem agenda para o Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi para muitos dias. Jair Toretti irá falar de turismo integrado na Amesc.

Içara, o município que vem se desenvolvendo ao longo dos anos, atraindo muitos negócios. O prefeito Murialdo Gastaldon (MDB), que está em viagem para Itália, escalou dois membros de seu primeiro escalão, Walterney Réus e Paulo Brígido, falam sobre os caminhos que colocaram o município no radar de grandes investidores. 

NO CENTRO DO PODER

Do time do governador Carlos Moisés (PSL), estarão em Araranguá, os secretários Lucas Esmeraldino (Desenvolvimento) e Diego Goulart (Articulação Política), ambos de Tubarão. Estão há 9 meses no governo e devem ter muito o que dizer sobre o que viram, o que podem fazer para ajudar Araranguá a destravar caminhos em buscas de recursos.

Uma das palestras mais aguardadas é a de Júlio Garcia (PSD), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que tem a base política em Criciúma, que ocupa o segundo cargo de maior influência do Estado.

FIXARAM RAÍZES

De Braço do Norte e Criciúma, são dois ‘cases de sucesso’. A empresa Weber Empreendimentos apresenta sua cidade planejada, a Cidade Universitária, que abrigará o campus da Unesc em Araranguá. Não por acaso, a palestra da reitora Luciane Ceretta, fará o encerramento do evento.

Deste evento, espera-se tirar informações para ajudar o município de Araranguá.

EDUCAÇÃO E PODER

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, e o vice Daniel Preve, apresentou o campus de Nova Divineia, em Araranguá, à lideranças políticas da região da Ames, como o deputado estadual Zé Milton (Progressistas). Além dos prefeitos, de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto (Progressistas) e do prefeito Aldoir ‘Zica’ Cadorin (PSD), estava o vice-prefeito Primo Junior (PR). O vice-prefeito e o prefeito, rompidos politicamente, há muito tempo já não apareciam na mesma foto.

AS BRONCAS DO PP

Na eleição do Progressistas de Araranguá, a presença de três dos quatro vereadores – Jacinto Dassoler, Cristiano da Silva ‘Tano’ Costa e Márcio ‘Tubinho’ Scarsanella. Ausência de Daniel Viriato Afonso, que estava em viagem.

A chapa eleita terá José Hilson Sasso, como presidente; Márcio Tubinho, vice-presidente; 1º tesoureiro, Marco Alborghetti; 2º tesoureiro Guilherme May; 1ª secretária, Rosana Rafael; 2º secretário, Auderi de Castro; e o líder de bancada, o vereador Tubinho. Surpresa foi a indicação de May, genro de Jorge Boeira, para executiva. Praticamente sela a sua permanência no grupo. 

Dassoler e Tano, que tem criticado o governo de seu partido, tem posições distintas. Enquanto Jacinto deve ficar no PP e buscar nova eleição, Tano é assediado pelo PSD para migrar em março de 2020.

Se ele fizer este movimento é claro que é para ser um candidato de oposição, como vice de César Cesa (MDB), por exemplo. Como o PSD e comandado por Júlio Garcia, a aproximação com o MDB é mais natural. Além disso, em 2016, o PSD abriu mão de ser vice com Giancarlo Soares de Souza, e abriu mão para fechar a chapa Mariano (PP) e Primo Jr (então PR).

SERÁ QUE DÁ LIGA?

Enquanto o PSD faz encontro regional, dia 4 de Outubro, 20 horas, no Parque das Avenidas, o MDB também tem encontro regional no mesmo dia e horário, em Turvo, no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi.

CAMINHOS DO MDB

O MDB de Araranguá faz sua convenção no dia 19/10/2019, para trocar o comando do partido, hoje com o pré-candidato a prefeito, César Cesa, como presidente.

Na noite desta terça-feira (1º), o partido reuniu o Diretório para tratar das eleições. César, que pertence do Diretório Estadual, repassou os resultados da reunião do MDB em Florianópolis, que definiu que o partido é independente do governo de Carlos Moisés (PSL); e que a determinação é de que o partido terá que ter candidato na majoritária em cidades com mais de 50 mil habitantes, que é o caso de Araranguá.

 

PEDREIRAS PARARAM

Os moradores de uma rua de Maracajá, impediram que houvesse trabalho nesta terça-feira (1º), nas pedreiras do município. Foi feito um acordo com o empresário José Locks (SBM), para adiar para 11/10, quando o prefeito Arlindo “Lale” Rocha (sem partido), retorna ao cargo.

A Cedro, do empresário Carlos Toniollo, pediu por 1 ano o valor de R$ 1 milhão para deixar que a SBM passe com os caminhões em seu pátio. Estimativa é de que mais de 300 veículos/dia passem pelo local. O Morro Maracajá pode ter menos de 50 anos de sobrevida até ser totalmente explorado.

JACINTO PAROU

Em Jacinto Machado, 1º de Outubro foi de feriado, dia do padroeiro, São Roque, que também empresta o nome ao hospital do município.