Search

Governador em Araranguá e com os pré; Favaro preside PP; e outros pitacos

MDB AUMENTA DE TAMANHO EM SOMBRIO

O MDB de Sombrio vive um momento bem melhor do que o vivido na primeira gestão de Zenio Cardoso (MDB), que era bastante contestada pela população. O segundo mandato foi de conclusão de muitas obras.

Este novo momento reflete na busca por filiação ao partido. Sábado (14), quando o MDB fez um ato de filiação e arregimentou mais de uma centena de novos filiados. Ainda assim, carece de um nome de peso para substituir o prefeito Zênio.

O ato foi prestigiado por representantes do PL, PSB e PSC, pelo vereador Pedrinho, presidente do MDB de Santa Rosa do Sul, e pelo coordenador regional do MDB, João Batista “Gaiola” Mezzari, prefeito de Jacinto Machado.

 

O VOO DO PARTIDO LIBERAL

O MDB tenta se manter no poder depois de 2020, após ter como vice por 2 mandatos Gislaine “Nega” Cunha (PL). Há quem defenda a ida da vice-prefeita para o MDB para ser a candidata natural do partido em 2020. Uma ala mais ligada à Câmara defende que o candidato deva ser um dos 4 vereadores.

O certo é que o PL quer dar um salto nas próximas eleições. Quer sair de 2 cadeiras de vice (Sombrio e Araranguá) para pelo menos 3 de prefeito.

A aposta, dentro do projeto de candidatura a governador 2022, do senador Jorginho Mello, é conquistar 3 prefeituras na Amesc. Estão na mira Sombrio e Araranguá, obviamente, onde o PL tem Gislaine e Primo Junior como vices, e Meleiro, onde o prefeito Eder Mattos deve deixar o PSB para aderir ao PL.

 

BAIXAS DO PP

O Progressistas de Sombrio teve algumas baixas, como Aldoir Minatto, Bi da Marcenaria e Marli da Saúde, suplente de vereadora com mais de 400 votos, que se filiaram ao MDB.

 

MOISÉS VIRÁ A ARARANGUÁ

Ricardo Ghellere, vice-presidente do Instituto Maria Schmidt (IMAS), acompanhou pelo menos duas agendas do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), na Unesc – para dar início ao Centro de Inovação Tecnológica, e na Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), em que o governador liberou R$ 200 mil para atender aos autistas.

Ao lado do deputado federal Daniel Freitas, ouviu que o governador irá vir em breve a Araranguá. Espera-se que seja para atender demandas solicitadas para o Hospital Regional.

 Daniel Freitas, Carlos Moisés da Silva e Ricardo Ghellere

 

GOVERNADOR COM OS PRÉ

Moisés informou Ghellere que irá reunir em breve os pré-candidatos a prefeito em breve. De olho em 2022, o governador quer ter o maior número de candidatos com chances de vitória em 2020.

 

TOFOLI EM SANTA CATARINA

O ministro Dias Tofoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), passou sexta-feira por Santa Catarina. Visitou o pleno do Tribunal de Justiça, depois o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O ministro almoçou com o governador Carlos Moisés (PSL).

No pleno do TJ, o desembargador Osmar Nunes Junior, filho do ex-prefeito de Araranguá, Osmar Nunes, também acompanhou a passagem de Tofoli.

A FELICIDADE DA REITORA

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, fazia aniversário apenas no domingo (15), mas o presente chegou antes, na sexta-feira (13).

Ela escreveu em suas redes sociais: “O Complexo Nereu Guidi se transforma em Centro de Inovação para a região Sul, potencializando novas ideias e produzindo novos negócios, fomentando o desenvolvimento social e econômico de Criciúma e região”.

Ela agradeceu pela conquista, ao presidente da ACIC, Moacir Dagostim, ao presidente do Comitê de Inovação de Criciúma, Mário Gaidizinski, ao prefeito Clésio Salvaro (PSDB), ao presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia (PSD) e demais deputados do Sul (Vampiro e Minotto), e ao governador Carlos Moisés (PSL).

A FELICIDADE DO VICE REITOR

Na última semana o vice-reitor Daniel Preve finalizou mais uma jornada de formação acadêmica. Defendeu a tese de doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Direito da UFSC.

“Um processo de aprendizado, desafios, construção, pesquisa, estudos, esforços e dedicação, mas que somente foi possível com o apoio de muitas pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para esta conquista”, disse em suas redes sociais.

Agradeceu a todos que o apoiaram em aos orientadores Claudio Ladeira, Rogério Portanova e Thais Colaço, e aos colegas da reitoria da universidade, Luciane Bisognin Ceretta, Indianara Reynaud Toreti, Thiago Fabris, Gisele Coelho Lopes.

 

SOB NOVO COMANDO

O Progressistas de Turvo fará sua convenção quinta-feira (19) na Casa de Lazer do Idoso, à partir das 19h 30min.

Por consenso, o vereador Osvaldo Fávaro será o presidente, em substituição a empresária Gisele Tonetto, que se radicou em Araranguá e cuida da expansão de seus negócios.

Desde o início desta semana estão sendo feitas as costuras para apresentar a nova Executiva.

ENTRE DOIS JOSÉS

Em Araranguá, as convenções do Progressistas acontecem sábado (28), na sede campestre do Samae, na Lagoa da Serra.

Para o Diretório Municipal, por acordo, os nomes irão contemplar os grupos internos do partido. O mesmo critério deverá ser feito para a escolha da nova Executiva.

Os dois nomes que estão anotados para a presidência são os do vereador José Márcio Scarsanella, o Márcio Tubinho, e de José Hilson Sasso.

Tubinho aguarda a chegada de Sasso de sua viagem de duas semanas na Europa, para um debate sobre o comando do partido. E ele adiantou para a coluna que não haverá disputa, que haverá consenso também para a presidência.

Sasso tem a vantagem inicial de não disputar vaga na Câmara de Vereadores.

NO ALMOÇO DAS ASESC

Entre as figuras do meio político, estavam no 8º Risoto da Associação dos Surdos (Asesc), na comunidade de Vila São José, em Araranguá, o presidente do MDB César Cesa e o ex vereador Anísio Premoli (MDB).

Além deles, o novo presidente do PT, Jair Anastácio, que está matriculado em um cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) organizado pela entidade.

 

50 ANOS DAS TERAPÊUTICAS

As comunidades terapêuticas completam 50 anos de atuação na recuperação de dependentes químicos no Brasil. Para comemorar, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove na segunda-feira (16), às 19h, uma sessão solene, proposta pelo deputado Ismael dos Santos (PSD), defensor do Programa Reviver, instituído por lei estadual e que financia 720 vagas nas comunidades terapêuticas.