Search

Projeto reproduz o folclore local na educação infantil

A administração de Balneário Gaivota, por meio da Secretaria Municipal de Educação, se empenha em proporcionar para as crianças e adolescentes um ensino diferenciado, pautado na qualidade, no afeto e no respeito entre os envolvidos de toda comunidade escolar. Por isso, a importância da valorização de projetos e trabalhos desenvolvidos por profissionais que se dedicam para transformar a permanência de muitas crianças que passam mais horas diárias dentro da escola do que nas suas próprias casas em momentos de aprendizado e prazer.

Com o objetivo de ampliar os olhares sobre o folclore local e regional, a professora Isadora Silveira Ramos, que realiza a disciplina de momento literário e a professora de Artes, Jéssica Homem Héck, desenvolvem na Educação Infantil, um projeto de ‘Reinventação e Adaptação da Cultura Popular’, de modo que brincadeiras como o Boi de Mamão, possibilitem através das diferentes linguagens artísticas, o aumento do repertório cultural e o protagonismo das crianças. O projeto teve várias atividades nas referidas disciplinas, bem como contação de histórias, versos, trabalhos manuais com argila, massa de modelar, dobraduras, exposições e filmes de animação contemporânea do Boi de Mamão. 

Todas as atividades do projeto aconteceram com a participação dos alunos da Educação Infantil, desde o Berçário até o Pré-escolar. Nas brincadeiras, as professoras teatralizaram e narraram as histórias, porém, os personagens atuantes, que cantavam e dançavam devidamente caracterizados eram as crianças. Deste modo, elas se tornaram protagonistas da sua própria história. Nas diferentes interpretações cada criança brincou e interagiu de forma diferente, respeitando a singularidade de cada um, como a participação especial de um boi de cadeira de rodas, deixando a brincadeira ainda mais rica de sentido. 

A realização do projeto contou com apresentações envolvendo o CEI Tia Benta, que conta com a coordenação da professora Rita de Cássia Silveira, o CEI Pingo de Gente, com a coordenadora Keli Silveira Ramos, e o CEI Libânia Pereira Martins, com a coordenadora Katiéli Evaldt do Nascimento. O projeto contou com a participação e a colaboração de todos os funcionários, inclusive das professoras regentes que ampliaram o trabalho abordando os temas do folclore nacional em cada turma.