Search

Franquia foi tema de evento na Unesc

Ação contou com a participação de profissionais que são referência no mercado nacional 

Acadêmicos, professores e integrantes da comunidade externa que estiveram, na noite desta quarta-feira, dia 4, na sala 104 do Bloco R1 da Unesc foram inspirados pelo universo das franquias. Isso porque foi realizado neste local o evento “Franchising: uma excelente oportunidade de empreender”, ação que contou com a participação de grandes referências nacionais no assunto. Dividiram experiências e conhecimentos sobre a temática a diretora das lojas Barriga Verde e Caverna do Dino, Fabiana Estrela, o diretor da Restaura Jeans, Flavio Conrad e a sócia proprietária da Mútua Negócios e Franchising, Viviane Almada. O evento foi realizado por meio da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade.

Representando a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a empresária Fabiana Estrela trouxe ao público uma série de números que demonstram o crescimento do setor e as principais áreas que se destacam dentro dele. Conforme ela, entre os negócios que têm despontado positivamente estão a área de entretenimento, lazer, hotelaria e turismo, além da área de serviços. Ainda de acordo com Fabiana, tendências são vislumbradas para o Franchising, entre elas a diversificação de canais de vendas, modelos e localização, os franquiados multiunidades, a interiorização e o chamado “Store in Store”, que são unidades de franquia dentro de outras franquiadas. Ao investir em uma franquia por entender que se trata de um negócio já consolidado, conforme Fabiana, o empreendedor precisa estar ciente de que dentro desse mercado não há espaço para acomodação.

Nos dados apresentados pela empresária, com resultados obtidos pela ABF, o Sul do Brasil aparece com números bastante expressivos. “De 2017 para 2018 o crescimento do faturamento nos três estados da região foi de 11,4%. Em 2019 o primeiro trimestre teve crescimento de 7%, o que alcançou expectativa para o período. Números significativos enquanto estamos falando em crise”, completou.

O casal Michele Rodrigues da Rosa e Reginaldo José da Rosa ficou sabendo do evento na Unesc através da divulgação nos meios de comunicação. Já estudando possibilidades de investimento o casal não titubeou em aproveitar a oportunidade de ouvir os profissionais. “Logo que ouvi sobre o assunto já fiz a nossa inscrição e valeu a pena. Acredito que participar de eventos desse tipo nos ajuda a clarear um pouco as nossas ideias e até abrir a mente para novas possibilidades”, comentou Reginaldo.