Search

Programa porteira aberta de Maracajá atende famílias agricultoras

O Programa “Porteira Aberta” já atendeu cerca de 180 produtores rurais de Maracajá e, praticamente, zerou a demanda apurada no mês de maio, quando foi apresentado às famílias agricultoras e relacionada a necessidade de cada uma. Fruto da lei 1153/2019, pelo programa a administração municipal presta serviços a preços subsidiados no interior das propriedades. A maior demanda foi de revestimento de estradas de acesso as propriedades, informa o diretor de Agricultura, Luiz Martinello, o Neguinho.

Os agricultores, para este benefício de revestimento de estradas dentro de suas propriedades, segundo o diretor de Agricultura, pagam apenas R$ 4,50 por quilômetro rodado dos caminhões caçamba da prefeitura e o material utilizando – seixo rolado ou cascalho – é gratuito, retirado pela administração do leito do Rio Mãe Luzia, com autorização ambiental federal, e de uma jazida particular, cedida gratuitamente ao município.

 

Outro serviço dos mais requisitados, ressalta Martinello, é o de silagem de milho, resultado da ampliação da atividade de criação de gado de corte e de leite no município. Na safra do milho, entre dezembro de 2018 e julho de 2019, cerca de 240 produtores rurais foram beneficiados, totalizando mais de 1,6 mil toneladas de silagem. O Departamento ainda executa, a preços subsidiados, serviços de preparo da terra e de máquinas como escavadeira hidráulica, retroescavadeira, tratores, entre outras, e caminhões.