Search

Expo Clube de Mães reúne grande público e homenageia mulheres

O município de Turvo ficou movimentado neste fim de semana durante a primeira edição do Expo Clube de Mães
A feira, promovida pela empresa Lalua, reuniu diferentes mulheres de diversos municípios, que aproveitaram o centro de eventos do município para mostrar todo o seu talento com artesanato. Toalhas de louça, tapetes, colchas, bordados e muita cor encheram o complexo turvense e surpreenderam até quem estavam envolvido no evento. “Ficamos apreensivos com o que preparamos, tudo muito bem organizado. As mulheres ficaram surpresas com o tamanho da feira e da estrutura, pensaram que seria menor”, explica a coordenadora dos Clubes de Mães de Turvo, Marta Ávila.
Através dela, o diretor executivo da Lalua, Leandro Batista, pôde organizar a exposição e celebra o resultado dos dois dias de evento. “Tudo foi programado com muito amor e carinho para receber mulheres de todo o país. Aqui reunimos mais de 50 municípios para fortalecer esses grupos organizados de mulheres”, conta. 
Ainda segundo ele, a empresa enxerga os grupos como um momento de terapia para as mulheres, e viu na Expo Clubes de Mães uma oportunidade de incentivar cada vez mais essas organizações. “Para nós, esses grupos têm uma importância não só social, acreditamos que o apoio a esses grupos é muito importante”, comentou.
O prefeito de Turvo, Tiago Zilli, concorda, e exalta o trabalho desenvolvido pelas participantes. “Essas mulheres fazem projetos sociais, de integração com a comunidade, expondo seus trabalhos, mostrando seu envolvimento e isso é muito relevante para o município”, declara.
Em Turvo, cerca de 600 mulheres frequentam os grupos de mães e, para Zilli, a feira deste fim de semana foi um momento de celebrar as relações e trabalhos que essas mulheres criam. “A satisfação é muito grande. Ficamos no meio dessas mulheres, que muitas vezes batalharam a vida inteira e agora têm a oportunidade de trocar experiências, mostrar seu trabalho, conversar… É incrível a alegria das pessoas que vieram. Só temos a agradecer pela oportunidade de sediar o evento que ainda movimenta a região”, completou.
Na abertura oficial do evento, na sexta-feira de manhã, dia 30, muitas autoridades compareceram e enalteceram a iniciativa da Lalua em homenagem às mulheres. O deputado estadual, Zé Milton Scheffer, representando a Assembleia Legislativa, fez um discurso emocionado valorizando as frequentadoras dos clubes. “Não existe outra forma de reunir tantas pessoas boas, que fazem o bem ao seu semelhante. Ali construímos amizades, relacionamentos, desenvolvemos um talento, o ambiente é muito bom, e ali só se planta semente do bem. Disso, nossa sociedade precisa muito”, declarou.
A palestrante da manhã, a secretária do estado de Desenvolvimento Social, Maria Elisa, também dirigiu seu discurso às mulheres, elogiando a beleza dos trabalhos expostos nos estandes. “Nesse país inteiro, percebemos que os clubes têm uma expressão extraordinária. Parabenizo os parceiros que colaboraram e digo às mulheres que: vocês são espetaculares. Vimos isso nos trabalhos, que são muito bonitos”, pontuou.
Durante o evento, a praça de alimentação ficou bastante movimentada, e os corretores ficaram lotados. Foi realizado um concurso para escolher a peça mais bonita feita pelos clubes de mães, que utilizaram no trabalho apenas pano de prato e bordados.  A próxima Expo Clubes de Mães será no ano que vem, em Blumenau.
Adriana Bez Fontana Margot, monitora de clube de mães em Treze de Maio
“Temos 18 grupos de mulheres no município, com cerca de 320 mulheres participando. Mudamos o nome de Clube de Mães para Grupos de Mulheres já que muitas participantes não são mães. Atuamos com toda a parte de artesanato, um trabalho bem diversificado. Ficamos lisonjeadas com o convite, expomos nossos trabalhos e aqui, vimos o trabalho de outras pessoas, conhecemos a história de cada lugar.
Delurdes Pereira Tramontim, coordenadora de clubes de mães em Balneário Rincão
“Achei muito interessante o convite, porque participando de eventos assim divulgamos nossos trabalhos e pegamos ideias de outros clubes. Os clubes são muito importantes na vida das mulheres, que conversam, se abrem, até contam problemas e ali, brincam, fazem atividades e se sentem muito bem. Temos 12 clubes de mães que atuam com artesanato, além de cinco clube de Terceira Idade”.