Search

ZONA DE EXPANSÃO OU TURÍSTICA; CANDIDATO DE SITUAÇÃO; E OUTROS PITACOS

ZONA DE EXPANSÃO OU TURÍSTICA

Um projeto que chegou à Câmara de Vereadores de Araranguá pelas mãos do Poder Executivo deve render ainda muitos debates acalorados. O projeto prevê que a área, onde hoje fica o sítio do Jorge Canela, o Canelinha, seja alterado o zoneamento, de zona de expansão para Zona Turística. O empresário está fazendo uma verdadeira romaria nos gabinetes dos vereadores para pedir apoio na aprovação de projeto que libera a mudança porque ele quer fazer no local uma pousada feita de conteiners; O que deve ser analisado é se o empreendimento estará de fato após os 100 metros de Área de Preservação Permanente (APP).

O local, perto do ancoradouro da balsa, já é hoje fechado, é uma área particular. Tem que ter que ter pelo menos 100 metros de distância do Rio Araranguá. O contraponto de quem defende a obra é que outros municípios não respeitam as mesmas regras, a exemplo de Balneário Camboriú, cheia de obras à beira mar. Em Florianópolis, onde o mesmo empresário tem um hotel ao lado do Clube Náutico Veleiros da Ilha, também é mais simples. É preciso deixar bem clara esta mudança de zona de expansão para zona turística. Um defensor do projeto disse entender que o Yate Cub Morro dos Conventos, que é zona turística, tem as mesmas condições.

Há um burburinho nos bastidores de que há uma recomendação de demolição de um grande empreendimento da região, por supostamente ter cometido crime ambiental. A coluna está em busca de mais informações.

JUSTIÇA VAI APERTAR FAKES
A criadora da página Informativo Arroio do Silva by Gasparzinho, terá que responder por “calúnia e difamação” contra o prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSDB). Quem compartilhou as notícias da página consideradas ofensivas, também serão penalizados. A medida chega justamente na época em que o Congresso debatia a criminalização das fake news, com penas pesadas para quem se valer das redes sociais para repassar notícias

PODEMOS TERÁ 2 VEREADORES
O Podemos de Araranguá está sendo reestruturado após a chegada do grupo de Aquiles ‘Kila’ Ghellere, que deixou o PSB. Nas eleições de 2018, o partido teve Aldo Apolinário como candidato a deputado estadual. Além de Kila, a Rudimar Rochadel, Kelvin Diran Drewke, Alison Bittencourt, estarão na Comissão Provisória, um representante dos vereadores Diego Pires (PDT) e Luciano Pires (PSB). Ambos irão aguardar a janela em março de 2020 para ir para o partido.O partido terá dois vereadores a partir de março o próximo ano.


ELEIÇÕES DIRETAS NO PT
Quem estiver filiado desde 8 de junho poderá participar do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores. Dia 8 de Setembro tem eleição do PT nos municípios para escolha dos presidentes, Diretórios e Executivas, e também para os delegados para o Congresso Estadual, que acontece em Outubro e para o Congresso Nacional, que será realizado em Novembro.

 

CANDIDATO DE SITUAÇÃO
O atual grupo que comanda a Executiva do PT de Araranguá tem como presidenta Sayonara Pessoa, e Ozair “Banha” da Silva como vice-presidente. Este grupo, que hoje comanda o partido, tem como candidato o vereador Jair Anastácio (PT). O vereador Jair, que foi diretor de Cultura (e acumulou o Turismo) na gestão de Sandro Maciel (PT) – 2013 a 2016, tem apoio do ex-prefeito e também da atual Executiva para ser o candidato a presidente. Anastácio apoia a chapa de Décio Lima para o Diretório Estadual e Gleisi Hofmann para o nacional, ambos disputando a reeleição. Por acordo, o Diretório Municipal será dividido proporcionalmente, a chapa é única. Depois de eleito o presidente, haverá a escolha dos membros da Comissão Executiva.

CANDIDATO DE OPOSIÇÃO
Um grupo convidou Eduardo “Chico” Merêncio (PT) a fazer parte da chapa estadual e acabou discutindo uma candidatura à presidência do partido em Araranguá.
Chico disputou as eleições de 2016, chegou a se desfiliar, mas depois voltou atrás e refez a filiação. Chico foi eleito duas vezes para a Câmara de Vereadores, foi secretário de Assistência Social e Habitação de Araranguá no governo de Sandro Maciel (PT), antes de ser escolhido como candidato a prefeito. Chico conta com apoio para disputa de 2 ex presidentes, Luiz Herval Casagrande e Gerson Farias, e ainda Wanderlei Lopes “Kisuco” Gomes, Aurélia Lopes, Eliane Scremin, Edilane Figueiredo, Eduardo Fernandes Martinelo, Edmeia Matos, entre outros.

VIOLÊNCIA AUMENTA
Maria Lucia Rocha da Cruz (MDB), vereadora de Maracajá, teve seu carro roubado no município na quarta-feira (28). Foi rendida, mas só teve prejuízos materiais.
As câmeras de segurança deverão ajudar na proteção e segurança dos moradores.

TIROS NA CASA
Depois de gravar vários vídeos polêmicos, emparedar gente influente de Araranguá e região, enfim aconteceu o que o próprio empresário Jean de Souza, ou o Jean da Funerária, disse que iria acontecer. Um homem de moto efetuou 5 ou 6 disparos em frente ao apartamento dele. As postagens dele elevaram o número de desafetos e agora a Polícia Civil investiga o caso.