Search

Esperança de não fechar a escola da Barranca ; PSL de Araranguá tem pré-candidato; Cidasc em Araranguá;

COMUNIDADE QUER MANTER ABERTA ESCOLA DA BARRANCA

A Audiência Pública marcada pela Câmara de Vereadores de Araranguá para debater o possível fechamento da Escola de Educação Básica Professora Otília da Silva Berti, no Bairro Barranca, levou pais e autoridades da cidade a debater o tema e buscar soluções nesta noite gelada de terça-feira (20).

Pelo que foi dito, o município de tem condições de liberar alvará de funcionamento, apesar de área estar na chamada cota 5, considerada área de risco, que está proibida de receber reformas e melhorias.

Desde a gestão a passada, o Governo do Estado já havia fechado outras escolas que tinham ficado “obsoletas”. No caso da Barranca, além da redução de alunos, a argumentação era de que o Estado estava impedido de mexer na escola.

Como estavam à mesa a gerente regional de Educação Rosane Castelan e representantes do paço municipal, ficou alinhavado que haverá ajuda mútua para manter a escola aberta.

 

DUAS BOLAS DIVIDIDAS

Ficou para quinta-feira (22) a reunião do secretário Douglas Borba com o governador Carlos Moisés (PSL) e Luciane de Cássia Surdi, presidenta da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Devem tratar da autorização de 4,8% nos agrotóxicos (gradativamente até os 17% pretendidos) e ainda da mudança da Cidasc de Criciúma para Araranguá.

Técnicos dizem que não faz sentido porque a proporção é de 26 (Amrec) para 2 empresas para fiscalizar na Amesc.

A mudança não causa prejuízos, porque tanto Criciúma quanto Araranguá tem estrutura própria, não paga aluguel.

 

QUASE DEU LIGA

Logo após a vitória do governador Carlos Moisés (PSL) o nome do empresário Rodrigo Turatti (PSL) foi lembrado para ocupar a superintendência da Cidasc, mas esbarrou no regimento interno da carreira. Apenas 5 cargos estão em Florianópolis não são de carreira.

 

AMESC, NÃO AMUREL

O diretor regional da Cidasc, Eduardo Pezente, foi exonerado do cargo e será substituído por uma colega de Herval do Oeste. Ele é de Timbé do Sul, mas mora em Criciúma.

Se a Cidasc mudar para Araranguá é melhor que Tubarão, já que ele é lotado em Timbé do Sul.

 

APRESENTAÇÃO DO PRÉ-CANDIDATO

O PSL de Araranguá tem reunião nesta quarta-feira (21) para apresentar Ricardo Ghellere como pré-candidato a prefeito.

Rodrigo Turatti (PSL), que assumiu a presidência do partido em lugar de Cabo Merêncio (que deve ir para o MDB), liberou Ghellere para consolidar sua candidatura.

Ricardo conseguiu o aval de Daniel Freitas (PSL), encarregado pelo governador Moisés de ajudar a consolidar o maior número de candidatos.

Dione Victor foi convidada a participar da reunião, se apresentar como pré-candidata a vereadora, e se filiar dia 16 de Setembro, data de campanha de filiação ao PSL, que acontece no Center Shopping, em Araranguá.

 RICARDO GHELLERE

 

POSSE DO MORANGUINHO

Na sessão desta terça-feira (20) da Câmara de Vereadores do Balneário Arroio do Silva, posse do vereador Dionei de Souza “Moranguinho” Teixeira (PSB), que assumiu a vaga de Paulo Martins dos Santos Júnior, o Chocolate (MDB), novo secretário de saúde do município.

A posse foi prestigiada pelo ex-vice-prefeito Fernando Borges (Progressistas) e o por Jairo Borges (Progressistas), pré-candidato a prefeito do partido.

DOIS PROJETOS

Dois projetos do Poder Executivo deram entrada na sessão da Câmara do Arroio. Um que autoriza o Poder Executivo a transportar alunos da Apae e outro que altera a nomenclatura e cargos da Secretaria de Turismo, Pesca e Agricultura.

 

PREFEITOS NA CAPITAL

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro (PSD), está em Brasília, para pedir recursos para a construção do prédio próprio da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva. Está acompanhado do prefeito de Timbé do Sul, Betinho (Progressistas); de Turvo, Tiago Zilli (MDB); e de Praia Grande, Henrique Maciel (PSDB).

 

VAI PARA O JOGO

No final de semana Carlos Machado, de Sombrio, com ficha abonada pela deputada Paulinha (PDT), se filiou ao partido para ser candidato a vereador.

 

REUNIÃO CANCELADA  

Depois que a coluna publicou que haveria uma reunião marcada no sítio de Maureci Rodrigues (Republicanos), ela perdeu o objeto e foi cancela. A conversa era para ser secreta. Os convidados foram avisados depois que estava cancelada.

O vereador Paulinho (PSD) disse que não trata de eleição agora, só em março de 2020. Os outros preferiram não se manifestar.