Search

BANCADA DO SUL CONSEGUIU GARANTIAS DE QUE A BR-285 SAI ATÉ 2020; ZICA ENTREGA PACOTÃO DE OBRAS; E OUTROS PITACOS;

CADEIRA DO SUL EM RISCO

O pedido de reanálise do deferimento da candidatura da candidata a deputada federal Ivana Lais (PT), que fez menos de 500 votos, volta a assombrar a bancada do Sul do Estado. Isto porque a votação parou com 0 x 1 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de vistas do ministro catarinense Jorge Mussi.

E o julgamento foi retomado justamente no dia em que a bancada do Sul – dentro do Fórum Parlamentar Catarinense, tinha uma agenda com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para buscar a garantia da continuidade das obras da BR-285, a Serra da Rocinha, em Timbé do Sul.

Na volta, o julgamento virou para 4 x 1 em favor da validação dos votos de Ivana, antes de novo pedido de vistas do ministro Luiz Roberto Barroso.

Caso a votação seja mantida na volta do julgamento, o Sul deixaria de ter 3 deputados (perderia Ricardo Guidi) e o PSD passaria a ter apenas 1, Darci de Mattos, de Joinville. O PT, que elegeu apenas Pedro Uczai, de Chapecó, poderia voltar a ter 2 deputados, com a eleição de Ana Paula Lima, de Blumenau.

A ex-deputada federal Ana Paula foi a 12ª mais votada dos 16, mas faltaram os votos para a legenda.

 

SUL MOSTROU COESÃO

A bancada do Sul foi muito bem ao defender as obras da Serra da Rocinha. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas passou segurança aos 16 deputados e 3 senadores de Santa Catarina de que a obra está garantida. Gravou vídeo junto de outro Freitas, o deputado federal Daniel (PSL), em que garante que 90% da obra estarão executados e que a conclusão será em 2020. E disse mais. Vai concluir os 8 km da divisa com São José dos Ausentes/ RS.

Daniel representa o Sul ao lado de Geovânia de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD) – que está com mandato em risco, que seria péssimo para a representatividade da região. Ele tem trânsito com o presidente Bolsonaro, o que facilita seus pleitos.

Outra coisa que ajuda é que esta pressão feita pela sociedade da região Sul fez com que o ministro Tarcísio estudasse a região. Ele mostra que conhece, sabe do que está falando. Pelo que foi dito, não faltará recursos para as obras da BR-285, que contou como apoio do Fórum Parlamentar Catarinense, que tem 16 deputados e 3 senadores.

TEM QUE AVALIAR BEM

Em Turvo, está em discussão o traçado para o município após as obras da BR-285, que começa em Araranguá e vai até São Borja – RS.

Timbé do Sul terá um traçado com contorno para desviar do Centro, mas os comerciantes de Turvo estão de olho no movimento a partir de Argentina e do Uruguai.

Começa a ganhar corpo o movimento para que o traçado permaneça no atual leito da rodovia. O exemplo maior de desvio de trânsito é o de Araranguá, que no passado tinha renda adicional no verão por causa dos turistas, que passavam, ficou a “ver navios”.

Só para fixar em dois estabelecimentos que eram referência para os turistas, o Posto Irmão da Estrada Matriz, chegou a parar de atuar no ano em que completava 50 anos.  

O também cinquentenário Hotel Becker, que teve seu auge, na gestão do falecido Evaldt, foi vendido para o grupo Espetão.

Elves Becker foi um dos defensores do desvio Oeste e não está mais com o hotel. Alveri de Sá, que defendia o traçado antigo, não tem mais a Rede de Postos Irmãos da Estrada.

Não me parece que tenha sido uma boa escolha, já que o movimento da estrada pulou para Maracajá e mais acima.

PACOTÃO DE OBRAS

Na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito Aldoir “Zica” Cadorin (PSD) e o vice-prefeito Donato Della Vecchia (MDB), reuniram 7 dos 9 vereadores para a entrega de ordens de serviço para três empresas. Jeremias, Kamilla e Engeton.

O prefeito quer passar de R$ 10 milhões em investimentos. Quer dar uma repaginada no município, com pavimentação, novos passeios (calçadas), ciclovias. Tem recursos aprovados do Avançar Cidades (R$ 5milhões), que há época, passou com dificuldades a autorização do empréstimo pela Câmara de Vereadores.

Por isto, Zica aproveitou para chamar para perto até quem votou contra, já que a obra é pela cidade.

O prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), prestigiou o colega Zica, que era colega de partido até bem pouco tempo.

 Outro ponto que está em discussão em Ermo é a composição de uma chapa de consenso, sem disputa em 2020. É muito difícil isto acontecer porque há o fator Marcos Leone de Oliveira (PSDB). Além disso, há um acordo das eleições de 2016 para o MDB indicar o candidato a prefeito. Dois nomes do MDB são os mais lembrados: o do presidente da Câmara, Daniel Borges, o do filho do vice, Paulinho Della Vecchia. (Na foto, com o pai, Donato).

SERÁ UMA REPRESÁLIA?

Foi pelas redes sócias e por esta coluna que o prefeito de Maracajá ficou sabendo que a academia de Muay Thay, Pay Team, precisava de apoio para as seletivas do JASC.

O vereador Geraldo Leandro (PSD) foi até a Fesporte e pediu apoio para ajudar o mestre/professor da Academia. Os vereadores se mobilizaram para criar uma Associação para poder acessar aos convênios.

Por coincidência, nesta quinta-feira a Vigilância Sanitária de Maracajá notificou a academia para comparecer ao Cemasas para apresentar sua documentação.

TSE AUTORIZA REPUBLICANOS

O ministro catarinense Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral, acatou nesta quinta-feira (15/8) a mudança de nome do Partido Republicano Brasileiro para Republicanos. 

A coluna já tratava os políticos do PRB como Republicanos; do PP como Progressistas; e do PPS como Cidadania.

NOVACONFIGURAÇÃO

A Câmara de Araranguá tem hoje 11 partidos com assento na Casa. Progressistas (4); MDB (2); Cidadania (1); Republicanos (1); PSB (1); PDT (1); PT (1); PSDB (1); PSD (1); PV (1); e PL (1). A aposta é que em 2021 sejam, no máximo, 4 a 6 siglas.