Search

Lavouras da Amrec sofrem prejuízos com granizo

Na região da Amesc, nenhum prejuízo foi registrado pela chuva de pedras de gelo

Um vendaval atingiu o sul catarinense na noite da última segunda-feira com granizo e chuvas fortes. Na região da Amesc, não houve qualquer prejuízo com as pedras de gelo, mas mais ao norte, lavouras de fumo foram bastante atingidas.

De acordo com o gerente regional da Epagri, Edson Borba Teixeira, o dia foi de levantamentos e visitas aos agricultores, para mapear onde e de que tamanho foi o estrago. “Embora esteja num período de início de safra, ainda dá para recuperar e colocar uma folha nova. mas teve propriedades com prejuízos de 100%”, explicou Edson. O fenômeno teria afetado áreas entre as cidades de Siderópolis, Treviso, Orleans, passando por Jaguaruna e chegando a Criciúma, Içara, Morro da Fumaça e Cocal do Sul. Edson lembra que o agricultor pode acionar um seguro. “É necessário comunicar ao banco onde tem financiamento, para passar por uma perícia pelo Proagro”, diz.

Fotos e vídeos compartilhados pelas redes sociais mostram momentos da tempestade e os estragos que ela causou. Em Içara, por exemplo, as pedras destruíram as lavouras de fumo, deixando os agricultores desanimados. Em Criciúma, o granizo pegou até a Defesa Civil de surpresa, e causou alagamentos em algumas ruas. Segundo o meteorologista Márcio Sônego, a previsão é que haja condições de geada no amanhecer desta quarta-feira, com mínimas de 2°C na região de Araranguá.