Os Mandados foram expedidos pelo juízo da Comarca de Torres (RS) e aqueles a serem cumpridos em solo catarinense foram recebidos e despachados para cumprimento pelo juízo da Comarca de Santa Rosa do Sul (SC).

Equipes do BOPE/PMSC, Canil do 9°BPM (Criciúma) e policiais militares do 19°BPM (Araranguá) participaram das ações que culminaram com apreensão de uma pistola Glock, uma espingarda calibre 12, um colete balístico, munições e dinheiro, ainda a prisão de Diosefer Soares Ferreira, numa chácara no município de São João do Sul- SC.

Em Praia Grande SC,  uma residência foi vistoriada, mas nada foi localizado e o proprietário, foragido do Sistema Prisional do Rio Grande do Sul, não estava em casa. Foi preso na sequência pela Brigada Militar, no município vizinho de Mampituba- RS, Cristiano da Silva, na posse de uma pistola e uma espingarda calibre 12.

Fernando Schardosim da Silva foi preso em Mampituba pela Brigada com revólver cal. 38, dinheiro e drogas.

Um indivíduo ainda não identificado foi alvejado em confronto com a Brigada Militar em Mampituba. A Brigada Militar levou o homem, um traficante baleado com um tiro de fuzil, para o Hospital Santo Antônio, de Praia Grande. De lá, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu 192, foi acionado para fazer a transferência para o Hospital Regional de Araranguá, mas acabou, no final, levando o mesmo para o Hospital de Torres – RS.

Todos os envolvidos fazem parte de uma quadrilha acusada da prática de tráfico de drogas, roubos, porte ilegal de armas e homicídio no litoral norte gaúcho e extremo sul catarinense.