Nas últimas quinta-feira e sexta-feira (01 e 02/08), os associados da AAJAM – Associação dos Artesãos de Jacinto Machado tiveram a oportunidade de participar de palestra e fazer a Carteira Nacional do Artesão.
A palestra aconteceu na quinta-feira a noite no auditório do Hospital São Roque em Jacinto Machado. O palestrante Edson Dorneles de Florianópolis é presidente da Federação do Artesanato e da Economia Solidária, veio falar um pouco sobre artesanato, legislação, vantagens da carteira de artesão e a atividade como um todo.
Mostrou aos artesãos que com a carteira em mãos podem participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais; de oficinas e cursos. Também terão facilidade de acesso ao microcrédito entre outros.
“Tenho um grande prazer de passar meus conhecimentos que adquiri pelas andanças , minha vida foi pautada no artesanato, por isso dou a maior importância para o Artesão.
O artesanato é uma economia forte e merece respeito. As pessoas que vivem do artesanato precisam de leis, precisam de organizações que luta por eles nas estâncias do poder. Este papel estamos tentando cumprir humildemente e ajudar os artesãos a se organizar, isso fortalece muito o artesanato.” explica Edson.
Já na sexta-feira cada artesão pode apresentar até três trabalhos de técnicas diferentes para constar na sua carteira. Cada um levou um trabalho pronto e outro igual para terminar na frente do avaliador que no caso foi seu Edson Dorneles.
Foi uma noite de muito aprendizado, seu Edson é muito atencioso tirou nossas dúvidas a respeito do nosso artesanato. Mostrou que podemos viver do Artesanato mas que temos que nos organizar, explicou. Sônia Maria Knob Caldieraro Artesã e vice presidente da AAJAM.
É mais uma vitória de nossa associação. Com a carteira de artesão em mãos nos teremos mais chance de crescer profissionalmente. Agradeço seu Edson pela oportunidade. Fala a presidente Sali Maria Molgaro Westrup.
Quero parabenizar a Sali e a Sônia por mais esta conquista para nossa associação, estou muito feliz de ser uma artesã de Carterinha, e todas estas amizades que conquistei com o grupo que me deixa ainda mais feliz. Fala Ana Sirlei Furlanetto de Souza.
Colaboração: textos e imagens Ailne Bernardo