Search

Santa Catarina irá exportar produtos lácteos para a China

China abriu o mercado para os produtos lácteos brasileiros, e Santa Catarina tem duas empresas habilitadas a exportar queijo, manteiga e leite condensado

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última quarta-feira, dia 24. A notícia anima o setor produtivo e traz uma oportunidade para o agronegócio catarinense.

Ao todo, a China habilitou 24 plantas brasileiras para exportação de produtos como leite em pó e queijos. Em Santa Catarina estão autorizadas as empresas: Laticínios São João, de São João do Oeste, e a Aurea Indústria e Comércio, de Braço do Norte. 

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil e esta é a atividade agropecuária com o maior crescimento no estado. Em 2017, a produção catarinense girou em torno de 3,4 bilhões de litros e o leite representa uma importante fonte de renda para mais de 100 mil agricultores. Segundo o presidente do Sindileite/SC, Valter Antonio Brandalise, a abertura do mercado chinês vem em boa hora para o setor produtivo e pode trazer mais equilíbrio para a cadeia de lácteos no país.