Search

Presídio regional de Araranguá possui nova viatura

A entrega do veículo foi realizada na manhã da última sexta-feira

O Conselho da Comunidade do Vale do Araranguá entregou, na última sexta-feira, dia 19, uma nova viatura para ajudar nos trabalhos do Presídio Regional de Araranguá. Verbas pagas em forma de multas por alguma infração, as chamadas verbas pecuniárias, foram doadas pelas comarcas de Araranguá, Turvo e Meleiro para custear a Ford Ranger, totalmente equipada.

A solenidade de entrega, que ocorreu no próprio presídio. A entidade, que já possui duas outras viaturas, segundo o diretor do presídio, João Batista Boteon, agora poderá fazer escoltas com mais segurança, e tudo isso, graças à sensibilidade e parcerias com o Poder Judiciário. “Desde a gestão passada, desde que a doutora Tânia assumiu a corregedoria da unidade, ela teve a percepção das dificuldades e não mediu esforços para nos ajudar, mesmo sabendo da promessa de construção de um novo presídio, buscando solução para adequar aos padrões mínimos de salubridade, humanidade e legislação em vigor”, disse.

A responsável pela comarca de Araranguá e corregedora do presídio, Tania Mara da Luz, em discurso, explicou sobre os valores repassados e como eles são distribuídos. As verbas para as adaptações na nova viatura somaram mais de R$ 144 mil.

O presidente do conselho, Márcio Honório, falou de parcerias e trabalhos que trarão bons resultados para o presídio e para as comarcas, além de estreitar laços entre as entidades e o órgão. “O Conselho se sente honrado, porque sabe que esse trabalho trará resultados. Nós temos que agradecer a quem colaborou, às comarcas. Vamos cobrir uma necessidade que já existia a muito tempo”, disse. Honório ainda comentou sobre as outras entregas feitas no mesmo dia, como uma sala de aula e uma biblioteca para os apenados, além de um novo alojamento para os agentes. “Traremos outras novidades em breve”, completou.

Durante a solenidade, os juízes presentes, doutora Tânia Mara, de Araranguá, e Marciano Donato, de Meleiro, foram homenageados com placas entregues pelo diretor da instituição, para agradecer pelos esforços em prol do presídio. “Não faço nada mais que a minha missão, mas agradeço muito e sei do empenho de todos os servidores”, comentou a juíza. O magistrado responsável pela comarca de Meleiro, Marciano Donato, também se disse feliz com a homenagem e o dedicou a quem atua dentro da realidade do presídio. “Nós acabamos sendo os responsáveis pelo trabalho, entretanto, o mérito maior é das pessoas que, no dia-a-dia, vivem isso”, declarou.

Após a entrega, os presentes puderam confraternizar com um café preparado pelos detentos.