Search

Viver SUS da Unesc já envolveu mais de Setecentas pessoas

Participantes permanecem nos municípios até sexta-feira,dia 19

O Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) chegou ao seu terceiro dia com resultados positivos. A experiência vivida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc iniciou nesta segunda-feira, dia 15. Durante cinco dias, eles estão inseridos na realidade de sete municípios do Sul de Santa Catarina, para aprender e contribuir com os processos voltados ao SUS.

Segundo o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral, os números demonstram o sucesso do projeto até o momento. Em meio as atividades, os integrantes do Viver SUS estão em evidência, sendo acolhidos por autoridades locais, veículos de comunicação e pela comunidade. Willian Bressan é acadêmico de Odontologia e está participando pela primeira vez. Para o estudante, que está presente em Turvo, a experiência está contribuindo para sua vivência universitária e seu futuro profissional. Bressan também destaca a oportunidade para conhecer o Sistema Único de Saúde e o contato direto com a gestão de saúde dos municípios.

Nesta edição, marcada pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família, os representantes da Unesc estão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, contemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

O Viver SUS integra os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física – Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.