150 mil novos eleitores biometrizados no estado desde 8 de maio
Nesta última segunda-feira, dia 8, completou dois meses a campanha da biometria lançada pelo TRE-SC, com a meta de atingir 1 milhão de eleitores catarinenses até o fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre em maio de 2020. Até o momento, desde o lançamento da campanha, foram alcançados mais 3,38% de eleitores, número que representa 149.072 eleitores aptos a votar da forma mais segura: com biometria.
No início da campanha, Santa Catarina tinha 3.389.372 eleitores biometrizados, o que correspondia a 66,26% dos 5.114.910 eleitores do estado. O objetivo atual, de atingir 1 milhão de eleitores, representa cadastrar biometricamente 85% do eleitorado para as eleições de 2020, ou seja, 4 milhões e 400 mil eleitores.
Nos próximos 10 meses de campanha a Justiça Eleitoral pretende levar mais 850 mil eleitores até os cartórios para que também façam sua biometria. O desafio se torna maior por conta dos municípios em que não está ocorrendo o processo de revisão de eleitorado, e por isso mesmo, o comparecimento do eleitor é espontâneo.
Há casos, como o de Praia Grande e São João do Sul, ambos pertencentes à 54ª Zona Eleitoral (Sombrio), em que apenas 7,83% e 9,54% do eleitorado, respectivamente, já fez sua biometria. E, apesar de não ser obrigatório, o comparecimento dos eleitores é imprescindível não é só em razão da biometria, mas para que regularizem sua situação eleitoral e votem onde realmente possuem vínculo e usufruem dos serviços públicos.
Para evitar filas, e para sua maior comodidade, o eleitor pode agendar o atendimento através do site do TRE-SC ou pelo telefone 0800 647 3888. O eleitor deve apresentar documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses) e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.
A campanha conta com divulgação pelas mídias sociais institucionais, materiais para rádios e TVs e ações locais nas Zonas Eleitorais do estado. Os eleitores devem comparecer nos cartórios eleitorais responsáveis pelos municípios em que residem, informação que podem obter no site do Tribunal: www.tre-sc.jus.br.
Em 2019, 74 municípios catarinenses já passaram pela revisão do eleitorado, processo em que o comparecimento dos eleitores é obrigatório. Outros 59 municípios estão passando pelo mesmo processo. Nos demais 172 municípios catarinenses, a biometria é realizada de forma ordinária, sem a obrigatoriedade do comparecimento do eleitor.
Fonte: TRE-SC