Search

Onda de frio terá seu ponto mais crítico durante o fim de semana

Há possibilidade de neve nos pontos mais altos da serra e geada para todas as regiões do estado

Antes tarde do que nunca! Para os amantes do inverno, o frio finalmente chegou. De acordo com os boletins meteorológicos, a primeira grande onda de frio do ano, que derrubou as temperaturas esta semana, terá seu ponto mais crítico durante o fim de semana. Segundo os meteorologistas, Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, há possibilidade de neve nos pontos mais altos da serra nestes dias 5 e 6 de julho, com geada prevista para todas as regiões do estado. Os termômetros registraram, na madrugada desta quinta-feira, quase -5°C em Urupema, a cidade mais fria de Santa Catarina. 

As temperaturas devem voltar a marcar temperaturas menos frias a partir de segunda-feira, mas uma nova massa de ar polar deve cobrir o estado a partir do dia 16. Todo esse frio, segundo os meteorologistas, inspira cuidados. “Estamos avisando já há algum tempo sobre essa onda de frio, e é importante dar atenção às pessoas mais sensíveis, moradores de rua, porque vai ficar bastante frio”, comenta Piter Scheuer, alertando sobre os riscos de hipotermia.

Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares são as que mais sofrem com as baixas temperaturas. Especialistas orientam que bons hábitos podem ajudar a levantar a imunidade e evitar muitas doenças que são mais comuns nesta época do ano. Beber bastante água, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos com frequência e alimentação equilibrada ajudam a manter a saúde em dia. Não há uma fórmula que garanta uma imunidade mais alta, mas vale a pena ter as vacinas atualizadas e manter-se aquecido.

Além disso, é bom ficar atento caso crianças e idosos apresentem febre, e procurar atendimento médico sempre que for observado qualquer sintoma. O mais importante é se agasalhar, comer com saúde e aproveitar o que o inverno tem de melhor.