Mês dedicado a pessoas com deficiência a pretende promover debate entre a sociedade
Aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, na noite desta segunda-feira, dia 01, o Projeto de Lei Ordinária 027/2019, referente à criação do “Agosto Laranja”, um mês dedicado às ações de conscientização e prevenção às deficiências. Após a aprovação, o projeto, deve ser inserido no calendário municipal oficial de Araranguá, para que se torne realidade ainda este ano, depende da sanção do prefeito municipal, Mariano Mazzuco.
Segundo o vereador Fernando Espindula, criador do projeto, a implantação da lei deve fomentar o debate sobre as deficiências no município, onde à prefeitura cabe o papel de grande incentivador de ações voltadas à quebra do preconceito e à busca de soluções que facilitem a vida dos deficientes, como a questão da mobilidade urbana, por exemplo.

O projeto, desenvolvido durante o curto período de um mês em que o vereador assumiu no lugar do vereador João Abílio Pereira, em licença médica, foi muito elogiado pelos demais vereadores, entre eles, o presidente da Casa, Daniel Viriato Afonso, “A inclusão passa por vários aspectos. Aqui no município contamos com o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, e com certeza, o “Agosto Laranja” deve contribuir muito com o debate das ações a serem discutidas com as associações para que as obras públicas tenham um olhar às pessoas com deficiência, já que a cidade tem carência muito grande nessa questão. Fernando Espindula faz uma passagem rápida, mas muito marcante nesta Casa”, afirma.
Jair Arcenego Anastácio também comemorou a importância do projeto, “Sabemos que 70% dessas deficiências poderiam ser evitadas se houvesse prevenção, e isso mostra como é necessário ampliar esse debate. Desejamos que o município faça valer essa lei”, aponta.






