As aulas de capoeira, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Jacinto Machado, são muito concorridas no programa social. Cerca de 50 crianças e adolescentes têm aulas todas as terças-feiras, em dois turnos, com o mestre Curisco.
Segundo a secretária de Assistência Social, Regina Patel, a capoeira traz para a vida desses alunos a disciplina. “Além de ser um excelente esporte, as crianças e jovens vão se apresentar em eventos do município e fora dele”, explica.

Batizado e troca de graduações do Grupo Grilhões da Liberdade também fazem da rotina dos alunos do grupo de capoeira e em setembro acontece o 2º Campeonato Sul Catarinense Inter SCFV de Capoeira, com a participação de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Jacinto Machado, Timbé do Sul, Passo de Torres, São João do Sul e Santa Rosa do Sul. “É uma grande satisfação acompanhar o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. O objetivo de estarmos aqui reunidos é oportunizar a construção da identidade desses jovens, fortalecendo os vínculos”, ressaltou o mestre Curisco.
Entre os alunos/destaques está Raíssa Tomaz dos Santos. A Estrela, como é conhecida dentro da capoeira, se sobressai nas apresentações e já recebeu premiações pelo bom desempenho.






