Search

Alerta Vermelho: bombeiros conscientizam e celebram seu dia 

Curto-circuitos, botijões de gás mal instalados, ferros de passar que foram esquecidos ligados…As causa são muitas, mas quase todas poderiam ser evitadas. As ocorrências de incêndios e acidentes domésticos em Santa Catarina tem preocupado o Corpo de Bombeiros Militar, que nesta primeira semana de julho irá promover a Operação Alerta Vermelho, para conscientizar sobre as situações que podem causar esses incidentes. 

Segundo o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, os bombeiros irão às residências para orientar e conscientizar a população sobre a prevenção dessas ocorrências. “Esta é uma operação que acontece anualmente e busca orientar as pessoas para a prevenção de acidentes, em situações rotineiras. Os militares instruirão, por exemplo, a correta instalação de botijões de gás”, comenta.

Ainda de acordo com ele, os números evidenciam que esse tipo de ação ajuda a prevenir muitos acidentes. O Corpo de Bombeiros registrou 2.923 ocorrências no estado entre 1° de janeiro e 31 de maio de 2019, enquanto que no ano passado, no mesmo período, foram 3.677 registros. Ou seja, houve uma redução de até 20% no número de incêndios, isso só no primeiro semestre de 2019. 

“A presença dos bombeiros militares nas ruas, realizando esse trabalho de orientação, é de extrema importância, uma vez que contribui para a melhora desses índices e também para a segurança das pessoas”, completa o comandante-geral.  

A Operação Alerta Vermelho deve fazer parte das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta terça-feira, dia 2, instituído por Dom Pedro II em 1856, no Rio de Janeiro. As ações contemplarão os 14 Batalhões Bombeiro Militar em todas as regiões do estado.