Search

Araranguá poderá incluir em seu calendário o ”Agosto Laranja”

Proposta de vereador quer transformar em lei, mês dedicado às deficiências. Iniciativa tem apoio das entidades representativas

Na próxima segunda-feira, dia 01, a Câmara de Vereadores de Araranguá deve dar um passo importante rumo à inclusão e ao respeito às pessoas com deficiência. Entre as propostas apresentadas, eles aprovarão o Projeto de Lei Ordinária n. 027/2019, que institui o mês de agosto como “Agosto Laranja” e o insere no calendário oficial de eventos do município, que deve dedicar o mês à realização de ações de conscientização e prevenção às deficiências e suas necessidades específicas, buscando promover um acesso com liberdade e sem rótulos, tornando a inclusão social um direito respeitado por todos.

“Lançamos a ideia para as entidades, organizações e pessoas que trabalham diretamente com as mais variadas formas de deficiência, todos apoiaram a proposta imediatamente”, comemora o vereador Fernando Espindula, idealizador da lei que deve promover um debate saudável e produtivo sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seu acesso livre dentro da cidade: “A inclusão de todas as pessoas com deficiência e suas famílias é um debate que tem que acontecer em Araranguá, e o município deve ser um grande promotor deste debate”, afirma.

Na ADEAR, Associação da Pessoa Com Deficiência de Araranguá , são 530 sócios registrados, portadores de vários tipos de deficiência, todos da região da Amesc. Embora as deficiências tenham múltiplas formas, as necessidades gerais de todos os portadores de deficiência são basicamente as mesmas: o respeito, a acessibilidade, o atendimento humanitário e a abertura a oportunidades e apoio: “É bem vindo no calendário de eventos do município o ‘Agosto Laranja’. E nós comemoramos ainda mais, já que a Associação completa em agosto 38 anos de atividade. Estaremos na Câmara nesta segunda para apoiar a aprovação”, conta a Presidente da ADEAR, Vilma Silveira.