Entidade angariou fundos para realizar desejo de alunos de tocar instrumentos em desfile do 7 de Setembro
A Apae de Santa Rosa do Sul realizou, na última sexta-feira,dia 14, seu tradicional pedágio. Foram 22 pessoas atuando na ação, além de alguns voluntários, distribuídos em quatro pontos da cidade. Segundo a diretora da entidade, Andreia Sotério, todas as Apaes costumam fazer pedágios nesta época do ano, e a escola de Santa Rosa do Sul realizou o seu já com o objetivo bem desenhado: a compra de instrumentos para uma fanfarra. A arrecadação, ainda de acordo com Andreia, foi bastante satisfatória, e conseguiu realizar o desejo dos alunos da entidade.
Nesta segunda-feira, dia 17, os alunos já receberam os instrumentos e puderam fazer seu primeiro ensaio, mostrando, mais uma vez, que para fazer qualquer coisa, basta querer. “Estamos muito felizes. Quando se luta por um grande grupo, é muito mais realizador conquistar isso”, conclui a diretora.
Ajuda
As Apaes vivem de convênios com o governo estadual e, em alguns municípios, com as prefeituras. No caso de Santa Rosa do Sul, a administração municipal destina um recurso para a entidade, o que ajuda a arcar com alguns custos da Apae. No entanto, segundo Andreia, é preciso promover mais ações e eventos para conseguir investir naquilo que ajuda no desenvolvimento e na auto-estima dos alunos. “As Apaes precisam ir além, para comprar instrumentos, um uniforme, outras coisas que nossos alunos desejam e têm direito de ter. A missão é promover a inclusão das pessoas com deficiência, então nós fizemos a nossa parte. O pedágio é uma conquista”, comenta.
Ela ainda defende que tudo isso só é possível quando há a colaboração de uma diretoria engajada. “Nossa diretoria é muito humanizada, pensa muito no bem estar dos alunos, em deixá-los contentes. Temos que valorizar isso”, agradece.
Atualmente a Apae atende mais de 60 alunos, desde as classes de estimulação até pessoas de 60 anos.