Para Presidente do Sindicato da Habitação na região Sul, Hemerson Machado com a baixa de juros este é o melhor momento para comprar imóvel dos últimos anos
O mês de junho começou com boas notícias para o mercado imobiliário. A redução de juros no crédito imobiliário e ampliação nas formas de renegociação de financiamento atrasado, anunciada na semana passada pela Caixa, favorece o mercado imobiliário, que já comemora as boas novas. Depois de uma fase crítica, o setor está em franca recuperação desde 2017. Além de um aumento nos lançamentos e nas vendas de imóveis novos, as novas medidas prometem aquecer também o segmento de imóveis usados, com o aumento da cota de financiamento. As medidas beneficiam sobretudo quem adquiriu imóveis no programa Minha Casa, Minha Vida.
Em entrevista exclusiva o presidente do Secovi-SC Sul, o Sindicato da Habitação, Hemerson Machado esclarece que no pacote de boas notícias divulgadas pela Caixa, destacam-se o aumento da cota de financiamento de imóveis usados para 80%. Esse aumento, segundo o presidente que também é corretor de imóveis, foi gradual. “A elevação dos 70% anteriores para 80% dá uma dinâmica muito maior para a venda de usados. Além disso, a baixa anunciada na taxa de juros para 8,5% favorece a competitividade entre as taxas oferecidas pelos bancos, no momento em que o cliente pesquisa antes de fechar o negócio. A Caixa é formadora de mercados e detém dois terços do crédito imobiliário do País”, afirma.
Momento favorável para comprar imóvel
Com as mudanças, consolida-se uma tendência de baixa dos juros do crédito imobiliário. Machado analisa como favorável o descolamento do mercado imobiliário da situação político-econômica, quando se compara os quatro primeiros meses de 2019 ao mesmo período do ano anterior. Na análise nacional, conforme levantamento, o presidente cita um aumento da ordem de 4% nos lançamentos e de 10% nas vendas de imóveis novos. “Devemos considerar também que o setor de Construção Civil gerou mais empregos de janeiro a abril de 2019 do que no ano todo de 2018”, lembra.
Taxas valem para novos e usados
A Caixa vai cortar juros do crédito imobiliário e oferecer novas alternativas para renegociação de financiamento habitacional em atraso, em mutirão que inclui imóveis do Minha Casa, Minha Vida. Serão unificadas as taxas do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) e do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).
No SFH, a taxa para clientes com conta no banco caiu de TR (Taxa Referencial, hoje zerada) + 8,75% para TR + 8,5%. No SFI, a redução foi de TR + 9,75% para TR + 8,5%. Ambas começaram a valer desde segunda-feira (10). Valem para a aquisição de imóveis novos, financiamento de imóvel usado, compra de terreno para construção, construção em terreno próprio, além de ampliações e reformas.