Search

PSDB na base aliada de Gaiola; De olho em 2020; e outros pitacos

DEPOIS DE ACIVA E CDL, AGORA O MDB

Conforme antecipado ainda pela manhã, o MDB distribuiu de fato uma nota oficial no final desta terça-feira (13), em que se diz contrário a posição dos vereadores Ronaldinho, que indicou o filho como diretor de Operações do Samae, e Jorginho, que indicou Fabricio dos Santos Segundo como diretor de Indústria e Comércio, ocuparem cargos no paço municipal.

A nota foi decidida na reunião da Executiva Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Araranguá, na reunião de segunda-feira (10) com a presença dos dois vereadores eleitos na última eleição.

O tem foi colocado em votação e, por decisão unânime, o partido disse discordar de eventuais nomeações a cargos no executivo municipal. “[…] a conduta […] será encaminhada à Executiva Estadual do Partido para análise. […] o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é oposição ao atual Governo Municipal de Araranguá […].

A tendência é que haja a abertura de uma Comissão de Ética para avaliar a posição dos vereadores. A hipótese de infidelidade partidária não é descartada, mas ela teria consistência se o MDB tivesse deliberado que os vereadores não participassem do governo. Como não fizeram, agora fica difícil.

PSDB NA BASE ALIADA DE GAIOLA

Em reunião entre a executiva do PSDB e do MDB de Jacinto Machado, na casa do tucano Helmédio Astor Kuentzer, na noite de segunda-feira,dia 10, ficou confirmada a entrada do PSDB no governo municipal. Lideranças dos dois partidos selaram a união, que deve caminhar até as eleições de 2020.

O presidente do PSDB, ex-vereador Amilton “Bilú” Ghelere, conduziu o encontro e ressaltou a importância do partido integrar o atual governo. “[…] o prefeito Gaiola se dispôs a garantir espaço a fim de que o partido possa contribuir com o governo […]”, completou.

O prefeito João Batista ‘Gaiola’ Mezzari (MDB) aposta que a parceria dos dois partidos trará desenvolvimento para o município.

Bilu será gerente do Samae e Laudir Possamai (MDB) deixa o cargo para abrir espaço para a composição.

O presidente o MDB, Hailee Cechinel, também participou da reunião.

A partir de agora o PSDB é o sexto partido a integrar a base de sustentação da atual administração de Jacinto Machado junto com MDB/PSD/ PTB/DEM e PPS.

 

 PSB FORMA TIME

O Conselheiro Tutelar de Araranguá, Alisson Bitencourt, não será candidato à reeleição para o Conselho, cuja inscrição encerra dia 17 de junho. Ele tem outro projeto, o de ser candidato a vereador em 2020. Foi apresentado pelo PSB como pré-candidato na noite desta segunda-feira (10).

O PSB deverá 2 vereadores candidatos, Luciano Pires – Morro dos Conventos, e Diego Pires – região das Areias, que deixa o PDT, e mais Daniel Bronstrup, Guga de Castilho, Diran Kelvin, Rodrigo Melzi e agora Alysson Bitencourt.

 

FALTA DINHEIRO E PESSOAL

O IGP está com apenas dois legistas para atender a região da AMESC inteira, um em Araranguá, outro em Sombrio. Além disso, como lembra o delegado Ulisses Gabriel, nos últimos 4 anos não houve reposição salarial para policiais, bombeiros e peritos do IGP.

 

DE OLHO EM 2020

Nesta terça-feira (11) houve nova conversa sobre as eleições de 2020. Guilherme May (Progressistas), Igor Gomes (PV) e o empresário Beto Rizzotto (sem partido). Primo Junior não pode participar.

 

PÓS ‘THE INTERCEPT’

Expectativa para a vinda do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, dia 18 de junho, em Criciúma, para a solenidade de 75 anos da ACIC. A vinda foi articulada pelo deputado federal Daniel Freitas (PSL), que passou o dia defendo Moro e o Procurador Dallagnol em suas redes sociais.

O problema é que o site diz que que tem muito mais ainda para mostrar.

 

DO MESMO BOLO

O governador Carlos Moisés (PSL) está determinado a reduzir o duodécimo dos poderes, ou seja, o percentual que eles recebem, que sobram e são gastos sem muita explicação. Deve ganhar apoio popular. Há muito desperdício de dinheiro público.

 

EDUCAÇÃO GOSTOU

Na vinda do secretário de Educação, Natalino Uggione, nesta terça-feira (11) à região, ele disse que a Gered passa a se chamar Coordenaria Regional de Ensino.

O pessoal da Educação gostou do novo secretário.

 

FEDERALIZAÇÃO DA RODOVIA CAMINHOS DA NEVE EM DEBATE

A rodovia Caminhos da Neve, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, é rota de turismo e escoamento agrícola. Em reunião com secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler nesta segunda-feira (10), o deputado estadual Marcius Machado (PL), o senador Jorginho Mello (PL) e a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) definiram os trâmites legais para a conclusão da obra.

Para que ocorra a federalização, incluindo os 10 km não pavimentados, ficou definido que o secretário irá manifestar ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT/SC) o interesse do Estado na federalização total da via, assim o DNIT poderá fazer o projeto do trecho que inclui a pavimentação dos 10 km restantes e também a construção da Ponte das Goiabeiras.