Search

Na luta pela Rocinha; Evento internacional em Araranguá; e outros pitacos

EVENTO INTERNACIONAL

Pesquisadores de Brasil, Argentina, Canadá e Portugal, referências na área de tecnologias para educação, estão em Araranguá, onde participam de 4 a 6 de junho, da terceira edição do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (Sited 2019), que reúne professores e estudantes interessados em compartilhar experiências e conhecimentos sobre a integração entre educação e tecnologia.

O grupo fez, junto com a professora Jaqueline Steffens, um registro para a coluna no hall do Hotel Becker/Espetão, onde o grupo ficou hospedado.

 

 

NA LUTA PELA ROCINHA

Os prefeitos de Turvo, Taigo Zilli (MDB), de Timbé do Sul, Roberto Biava (Progressistas) e João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB) – junto às lideranças do rio Grande do Sul, participaram nesta quarta-feira (5), em Brasília do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da BR-448 e Frentes Parlamentares Mistas pela Conclusão da BR-470 e BR-285.

Receberam o apoio da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB). Para o extremo sul, a Serra da Rocinha é a prioridade.

DESABAFO PELA SERRA

“A BR-470 vai precisar de R$ 5 Bilhões e só vai favorecer a região do Vale do Itajaí. Sendo que a BR-285 está parada há 9 anos, tem licenças ambientais em dia, todo ano sobra dinheiro no Orçamento da União e é muito mais importante para o Norte do RS e para o Sul de SC. BR-285 custa apenas 1,6% da BR-470. Um dia como esse era para ser noticiado a publicação do edital da BR-285”, disse Jaziel do grupo BR-285, Serra da Rocinha.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Depois que o município de Balneário Arroio do Silva conseguiu destravar a extensão da água para o Sul do município, agora a novidade apresentada pelo prefeito é da regularização fundiária.

A Secretaria de Planejamento Urbano faz nesta quinta-feira (6), a partir das 19 horas, a entrega das escrituras dos imóveis do loteamento Sol Poente. A solenidade acontece no Centro Comunitário do Jardim Atlântico.

INDICAÇÃO DO JORGINHO

Fabrício dos Santos Segundo, ex assessor do vereador Jorge Luiz Pereira, o Jorginho (MDB), neto do conhecido empresário Nego Ivo, foi apresentado na terça-feira (4) como novo diretor de Indústria e Comércio de Araranguá.
Com esta indicação Jorginho está cada vez mais dentro do governo, cada vez mais distante do MDB. Participou inclusive da última reunião com Júlio Garcia e Ricardo Guidi, do PSD, em Araranguá.

Esta indicação, inclusive, gerou uma discussão acalorada entre Igor Gomes (PV) e Jorginho (MDB).

De acordo com o presidente do MDB, César Cesa, o partido não orienta os dois vereadores – Ronaldinho e Jorginho, em sua atuação no mandato. Portanto, ambos estão livres para votação e indicação de nomes para cargos na Administração.

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DIVIDA

Depois de um debate aprofundado, a Câmara de Vereadores de Araranguá, autorizou o Poder Executivo a criar o cargo de secretário de Finanças, que volta a ser ocupado por Rosana Rafael.

A Secretaria de Finanças, que havia sido criada na segunda gestão de Mariano Mazzuco (Progressistas), depois retirada na atual reforma administrativa, volta a ser criada pelo governo.

O vereador Jair Anastácio (PT), que voltou à Câmara de Vereadores de Araranguá depois de 60 dias afastado, votou contra a criação do cargo. Outro voto contrário foi de Igor Gomes (PV).

Incontestável a competência de Rosana Rafael, que já deveria ter iniciado como secretária de Finanças já no início deste governo.

Há rumores de que Auderi Castro, agora só secretário de Administração, irá acumular a Secretaria de Agricultura. Aí não faria sentido. Se era para desafogar, que se chame um secretário para a pasta.

”DE MOLHO”

A Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Araranguá, jornalista Morgana Daniel, sofreu uma entorse no pé, com lesão nos ligamentos, e não pode trabalhar na sessão desta quarta-feira (5).