Search

Presidente da Epagri planta otimismo em visita à região

“Os princípios do governo são os princípios da empresa”. Falando sobre a relação Epagri/Governo, presidente defende trabalho com inovação e transparência

No fim de maio a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, esteve na região para um evento relacionado à cultura do arroz e conversou com a reportagem do Enfoque Popular sobre a empresa, além de diretrizes e relações que a Epagri desenvolve com ecologia e economia. Edilene também falou sobre o alinhamento de ideias entre Epagri e governo estadual, assim como elogiou o agricultor catarinense. Acompanhe a entrevista.

Como a Epagri vê o futuro da agricultura familiar?

Acreditamos que o grande destaque na agricultura familiar de Santa Catarina, é o potencial que temos em produtividade e a qualidade do que se produz. Nosso grande trabalho é sempre melhorarmos esses índices de produtividade com um custo competitivo para esse agricultor, trabalhando a qualidade de vida e questões ambientais. Esses três temas são nosso foco hoje e para o futuro.

Sobre essa questão ambiental, como a Epagri vê a relação entre a agricultura familiar de hoje com o meio ambiente?

Todo o trabalho desenvolvido, principalmente com relação às pesquisas, é como melhorar os índices de produtividade com menor impacto ambiental. Temos isso como norma no sentido de que precisamos desenvolver, mas com custo ambiental reduzido.

Como está sendo a relação da empresa com o novo governo catarinense?

A Epagri sempre teve muito claro o foco e diretrizes, e toda proposta do estado é alinhada com a proposta da Epagri, que são serviços prestados com qualidade, no menor tempo possível, com transparência e inovação. Então, todos os princípios do governo são os princípios da empresa também. Temos o apoio total do governador e do secretário de Agricultura para desenvolver o que for demanda da sociedade e for foco do nosso trabalho.

Na sua opinião, qual a maior dificuldade e o diferencial do agricultor catarinense?

As maiores, uma delas, são as intempéries climáticas, que não está em nossas mãos. Temos várias outras, claro, como o preço da mercadoria e a remuneração do trabalho. Como diferenciais que nós temos, podemos citar a riqueza que temos em nosso agricultor, no sentido de diversificação de cultura, um povo muito trabalhador e que é muito bom no que faz.

O que a Epagri representa para os agricultores catarinenses?

Sempre dizemos a nossos extensionistas e funcionários que o agricultor preciso sentir confiança na Epagri, segurança, ou dificilmente eles seguirão as orientações dos extensionistas. A empresa tem uma riqueza muito grande na capilaridade, estamos presentes em 293 dos 295 municípios catarinenses, e isso são poucos órgãos e empresas que possuem. Além disso, somos dos poucos que vamos mesmo às propriedades. Essa relação de confiança precisa ser estreita e respeitosa.

Um levantamento, feito pela Epagri aponta que atualmente a Região Sul de Santa Catarina tem 94 mil hectares de arroz plantado, o que corresponde a 62% da área do estado. São aproximadamente 2 mil produtores e só em 2018 foram 15 milhões de sacos produzidos.