Search

Turvo sediará evento nacional de clubes de mães

Lançamento da exposição foi nesta quarta-feira, e ação deve ressaltar importância cultural, social e econômica dos grupos

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 29, em Turvo, o evento de lançamento da 1° Expo Clube de Mães e 1° Congresso Nacional dos Clubes de Mães, que deve ocorrer nesta mesma cidade nos dias 30 e 31 de agosto. A ação, promovida pela Laulua, uma empresa privada, em parceria com órgãos públicos, busca fomentar os trabalhos realizados dentro dos clubes de mães do país, visto como um serviço de assistência social e que colabora com a vida das participantes.

A Expo Clube de Mães trará exposições de artesanato, insumos, tecnologias, além de palestras e painéis com cases de sucesso, buscando incentivar atividades de cultura e promover um debate sobre melhores condições sociais, de convivência e manutenção destas organizações.

Diversas autoridades compareceram ao evento, que apresentou as características e objetivos da exposição.

O prefeito anfitrião, Tiago Zilli, fala sobre a expectativa para o evento. “No dia de hoje vimos a movimentação de vários municípios, recebemos pessoas que contribuíram. Tenho certeza que o Clube de Mães veio para agregar. É um momento de lazer, mas acima de tudo trocar ideias e experiências. Temos um espaço para receber o evento”, diz. Segundo ele, atualmente, o Clube de Mães tem em torno de 600 mães envolvidas.

O diretor executivo da Lalua, Leandro Batista de Melo Silveira, explicou bem o que a empresa espera do evento. “A Expo envolve todas as cidades que desenvolvem atividades com os clubes de mães, e no congresso, será discutida a importância econômica, social e cultural destes grupos”, comenta.

Já a primeira-dama de Turvo, Lucy Zilli, aproveitou para reforçar o convite às participantes dos clubes turvenses, que são bastante atuantes no município. “Gostaríamos de convidar a todas as nossas mulheres, guerreiras e artesãs, para que se façam presentes neste dia. Será inesquecível, um evento muito grande”, declara.

A coordenadora dos clubes de mães do município, Marta Ribeiro Ávila, está otimista com a Expo e vê no evento a possibilidade de fortalecer os clubes que já existem no país e não são valorizados. “É o primeiro do estado, então, queremos começar com o pé direito. Já trabalhamos com esta empresa há dez anos nos projetos que criamos, e com ela iremos montar a associação dos clubes de mães. Em Turvo temos um grande apoio e estrutura, mas em outros municípios, essa área é meio esquecida”, diz.

Em Turvo, são 600 mulheres frequentando 26 clubes de mães, com oficinas de pintura em tecido e tela, além de outras atividades.