Search

Alesc amarelou; Na agenda do Papa; e outros pitacos

AVANÇAR CIDADES E AS CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA

Na manhã desta quarta-feira (29), 7 dos 15 vereadores de Araranguá participaram do ato de entrega das ordens de serviço das 3 empresas vencedoras da licitação – Branco Pedras Artefatos, Pré-moldados Pagani e Concretubos. A Coloninha tinha três representantes (Tano, Vidrinho e Banha), o Mato Alto tinha 2 (Tubinho e Roldão), Polícia Rodoviária 1 (Paulinho) e Distrito de Hercílio Luz 1 (Neno).

O prefeito Mariano Mazzuco (Progressistas) pretende pavimentar 30 km de ruas em 4 anos, algo que não conseguiu nas suas 2 gestões anteriores.

Informação repassada no evento: o valor de 1 km de asfalto nos moldes exigidos pelo Programa Avançar Cidades é R$ 1 milhão por quilômetro.

Vidrinho (PR) lembra que desde 2004 a Coloninha não recebia pavimentação. Os moradores deverão estar preparados para receber os carnês de pagamento de Contribuição de Melhorias.

Houve até questionamento na última sessão da Câmara, porque não houve uma Audiência Pública para apresentar à população as ruas que foram elencadas para pavimentar. 

PSD AGUARDA RESPOSTA

O vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD), telefonou para o empresário Guilherme May (Progressistas). Foi o interlocutor de um pedido de Júlio Garcia (PSD) que está pedindo resposta para o convite feito de migração de May para a sigla. A resposta segue a mesma, Guilherme pediu mais tempo para responder. 

DEMOCRATAS

Ao mesmo tempo, o DEM, que é presidido em Araranguá por Ênio Rosa de Souza, também entra no circuito. Lisiane Tuon e seu marido, Evandro Bittencourt, teriam telefonado para May para sondar sobre a possibilidade de ida para o time demista, para um eventual projeto puxado pelo DEM. Lisi é coordenadora do DEM no Sul, tem ‘linha direta’ com o presidente João Paulo Kleinubing.

CLUBES DE MÃES

O empresário Leandro Batista de Melo Silveira (empresa Lalua) apresentou na tarde desta quarta-feira (29), em Turvo, o projeto para a I Expo Clube de Mães, que acontece em 30-31 de agosto junto com o Congresso Brasileiro do segmento.

No lançamento, a presença do prefeito Tiago Zilli e da primeira-dama, Lucy Zilli, e representantes do segmento de diversos municípios da região Sul.

NA AGENDA DO PAPA

O empresário de Araranguá, Ademir Maçaneiro (Queveks do Brasil), acompanhou, em viagem à Itália, o bispo Dom Jacinto Inácio Flach e o padre Antônio Madeira, onde tinham agenda com o Papa Francisco (o argentino Jorge Mário Bergóglio).

JUIZ ELEITORAL

O advogado Arnildo Steckert Júnior, que já se apresenta como pré-candidato a prefeito de Turvo, se candidatou a uma vaga de juiz substituto, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O ofício foi protocolado dia 23 na OAB/SC.

AMARELOU A ALESC

O Movimento Maio Amarelo de conscientização no trânsito foi tema durante a suspensão da sessão plenária na tarde desta quarta-feira (29), por solicitação do deputado estadual Zé Milton.

Geraldo Mendes, diretor de trânsito, Luiz Carlos Pessi – diretor do departamento do Ensino Fundamental, e Sandro Xavier, coordenador do núcleo de educação para trânsito, falaram sobre a importância de informar à população a respeito das condutas adequadas para evitar acidentes de trânsito.

“No Brasil, por ano, mais de 200 mil pessoas perdem a vida no trânsito, não tem guerra pra matar tudo isso no mundo inteiro e nós nos acostumamos com essa rotina […] disse o deputado José Milton Scheffer (PP).

 

COM ADVOGADO ARARANGUANSE

O advogado criminalista de Araranguá, Diego Niche Caldas, foi contratado pela esposa do falecido Coronel Sílvio Gomes Ribeiro, 54 anos, da reserva remunerada da Polícia Militar, que foi morto na semana anterior em Florianópolis.

Tânia Zappelline Ribeiro confessou que havia matado Sílvio e alega legítima defesa. Detida no Presídio feminino, ela alega que está sob ameada. Seu advogado pediu um Habbeas Corpus no Tribunal de Justiça que pede a soltura de sua cliente.

MORTE TRÁGICA

A lageana Marlene de Fátima Lopes, de 56 anos, que morava em Araranguá e trabalhava na Cidasc, faleceu tragicamente nesta quarta-feira (29), em Maceió/AL, onde estava para cuidar de um irmão que havia feito uma cirurgia cardíaca recentemente.

Ela, que iria embora dia 30, foi vítima de um incêndio, perdeu os sentidos e desmaiou e acabou ficando presa em meio às chamas, no edifício Maison Paris, no conjunto Stella Maris, na Jatiúca. 

CHEIRO DE TITICA

Araranguá viveu uma quarta-feira de odor insuportável por conta dos aviários. O mal chero impregnou em toda a cidade.