Com quase mil alunos presentes no primeiro dia, expectativa é que cada vez mais adolescentes busquem qualificação no ensino superior
A Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense, Aciva, em parceria com a prefeitura municipal de Araranguá e Center Shopping, estão promovendo nestas quarta e quinta-feiras, a Feira Aciva das profissões, que está reunindo no shopping, profissionais de inúmeras universidades para chamar a atenção dos estudantes da região. Segundo o presidente da associação, André Pietsch, é preciso fazer a ponte entre os estudantes e as universidades, já que muitos não conseguem encontrar seu caminho quando terminam os estudos básicos. “Temos que aproveitar as instituições de ensino que temos. Nosso aluno da educação básica hoje sai da escola sem um mercado de trabalho direto, ele precisa se qualificar, e acreditamos que, trazendo esse aluno para o shopping hoje, podemos mostrar que ele pode se qualificar de imediato”, explica.
A Polícia Militar também está envolvida no evento, e para André, a presença das autoridades ajuda a mostrar aos alunos como é a rotina e as vantagens de se entrar nesse setor. “Tivemos ali muitas experiências, e os alunos adoraram isso. As instituições estão ali mostrando o que fazem, o segmento de cada uma. Nossa ideia inicial é essa”, declara.
Neste primeiro dia de feira cerca de mil alunos passaram pelo local e mais 500 são esperados para esta quinta-feira. No entanto, para André, os números só revelam que a semente foi plantada. “É um sucesso, sim, mas para nós, sucesso é chegar ao objetivo final, que é quando esse estudante chegar ao ensino superior”, diz.