Search

PSDB ESTADUAL PELO CONSENSO; PREFEITOS NA MARCHA EM BRASÍLIA; BANHA QUER FIM DAS TAXAS DE…; E OUTROS PITACOS

CHAPA DE CONSENSO PARA O DIRETÓRIO ESTADUAL

Em reunião da Comissão Executiva Estadual do PSDB nesta segunda-feira (8/4), na sede do partido, em Florianópolis, as lideranças tucanas aprovaram a proposta para que a Convenção Estadual, marcada para o próximo dia 4 de maio, no Plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), tenha uma chapa de consenso à eleição do Diretório Estadual, agregando os principais nomes da sigla no Estado.

A medida visa manter os nomes do partido e evitar perdas como a do ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que queria ser candidato ao Senado, mas acabou de vice na chapa de Mauro Mariani (MDB).

O presidente estadual, deputado Marcos Vieira, quer fazer da Convenção Estadual uma demonstração de unidade do PSDB. O partido está em fase de reestruturação nas Convenções Municipais, que já foram realizadas em mais de 200 municípios.

“[…] de forma alguma o que foi deliberado pela Executiva Estadual impede que possam haver outras chapas […]”, destacou o Vieira.

Agora começam as costuras para divisão dos espaços dentro do ninho tucano e para a escolha da nova Executiva Estadual.

O ex-deputado federal Marco Tebaldi manifestou intenção de ser candidato. Marcos Vieira presidiu a sigla de 2015 a 2019 e não será mais candidato.

 

NOVA FORMAÇÃO

O ex-senador e ex-presidente Dalirio Beber – atual presidente do Instituto Teotonio Vilela (ITV) em Santa Catarina, apresentou aos membros da Executiva a proposta de critérios para a formação do novo diretório, contemplando todos os segmentos do partido – prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretariados do partido e lideranças tucanas, além de todas as regiões do Estado.

“Seguramente mais de 80% dos candidatos nas últimas eleições, eleitos ou não, estão contemplados. O PSDB cresceu nos últimos anos, adquiriu capilaridade em todo o Estado, então tornou-se praxe que o Diretório Estadual representasse esta condição”, explicou Beber.

 

O QUE ESTÁ EM JOGO?

A Convenção Estadual do PSDB-SC será dia 4 de maio, das 13h às 17h, no Plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), na Capital.

Serão eleitos para um mandato de dois anos o novo diretório estadual, composto de 105 membros titulares e 35 membros suplentes, os delegados do Estado à Convenção Nacional do PSDB (22 titulares e 22 suplentes), além dos novos membros dos conselhos de Ética, Fiscal e Político.

Também serão escolhidos os novos membros dos Secretariados da Mulher, da Juventude, de Prefeitos e Vice-Prefeitos e de Vereadores, do Tucanafro, do PSDB Sindical e da Diversidade Tucana, além da nova gestão do ITV Estadual.

 

PREFEITOS NA MARCHA

A Marcha dos Prefeitos à Brasília, mais uma vez coloca Santa Catarina entre as maiores delegações. O presidente da Fecam e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), estima que 60% dos prefeitos catarinenses estejam na Marcha. “O presidente Bolsonaro defendeu em campanha menos União e mais municípios, agora queremos cobrar. O governador Moisés estará quarta-feira (10) conosco para o fórum dos governadores”, conta.

Os prefeitos da Amesc marcam presença.

 

 

SESSÃO CANCELADA (LUTO)

Em virtude do falecimento de Noé Bohrer Soares, sogro do presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, Everaldo Coelho Caetano, está cancelada a sessão desta terça-feira (9).

O falecimento aconteceu nesta segunda-feira (8). O velório acontece a partir das 2h 30min de terça-feira (9), na capela mortuária do cemitério Jardim da Paz, em Nova Divinéia, Araranguá. O sepultamento será às 17:00 horas.

 

PRIMEIROS 100 DIAS

Nesta terça-feira (9), 10h30, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) fala à imprensa em uma entrevista coletiva para um balanço de seus primeiros 100 dias de governo.  O encontro acontece na sede da Defesa Civil, em Florianópolis.

 

SEM TAXA DE RELIGAÇÃO DE ÁGUA E ESGOTO                             

O vereador em exercício de Araranguá, Ozair “Banha” da Silva (PT), deu entrada na noite desta segunda-feira (8), em um Projeto de Lei, que quer a proibição da cobrança da taxa de religação de água e esgoto no município de Araranguá, em caso de corte de fornecimento por falta e pagamento.

O vereador propõe que em caso de atraso do pagamento seja feito o corte, mas que em no máximo 24 horas após a quitação, a água volte a ser disponibilizada, sem custo adicional para os munícipes.

 

SANTA CATARINA FORA

O nome do senador Esperidião Amin Helou Filho (Progressistas) para substituir Ricardo Vélez Rodríguez no Ministério da Educação, não vingou.

Às 11h 30min, em sua conta do twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), informou que o professor universitário, Abraham Weintraub, era o indicado para o cargo.

 

SUL QUER SE DESENVOLVER

Na última sexta-feira (5), em Tubarão, o presidente  do Fórum de Entidades de Criciúma (FORCRI), Donato Moro- ex-governador do Lions Club, reuniu entidades da Amesc para debater o documento que será levado ao governador Carlos Moisés da Silva.

O ofício do presidente do Forcri, em nome das entidades da Amesc,  Amurel e Amesc, será entregue ao governador pedindo um Plano de  Desenvolvimento para o Sul Catarinense. Através da SC PAR deverão ser viabilizados recursos da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários, via Porto de Imbituba.

“Estamos participando e torcendo para ser realizado, para não ser apenas mais um….”, contou Luiz Gonzaga Pereira, atual presidente da CDL.

 

NOS CORREDORES DO DF

No feriado de 3 de abril, quando Araranguá comemorava seus 139 anos de emancipação, o empresário Xande Scarabelot e João Cechinel (Direita Araranguá e que trabalha para formar a UDN em Araranguá), estavam na capital federal.

Foram conhecer os bastidores do poder. Estiveram nas comemorações do deputado federal Daniel Freitas (PSL), que aniversaria no mesmo dia que Araranguá.