VEREADORES DO ARROIO VÃO A BRASÍLIA
O presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, Everaldo Coelho Caetano (PSDB), não pode comparecer à primeira sessão de abril, que foi presidida pelo vice-presidente Vanderlei de Souza, popular Lei do Mar Azul (PSD).
Os vereadores aprovaram a Moção de Reconhecimento, da vereadora Maria Alice Luciano (PSD), para as polícias Militar e Civil, pelos serviços prestados.
A novidade da noite desta terça-feira (2) foi anunciada pelo vereador Edmilson Aguiar (Progressistas). Dia 8 de abril, próxima segunda-feira (8), ele e mais dois vereadores, Lei do Mar Azul (PSD) e Paulo Martins dos Santos Junior – Chocolate (MDB), embarcam para a capital federal. Integram a comitiva da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Município, que acontece entre 8 e 11 de abril.
Os três vereadores terão pelo menos uma bandeira certa para esta viagem: a busca de uma ambulância do Samu 192 para o Arroio. Contarão com apoio do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) e o senador Esperidião Amin (PP).
ARARANGUÁ DE ANIVERSÁRIO
Araranguá comemora 139 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (2), com algumas notícias. A primeira delas é de que a Secretaria de Planejamento está encaminhando a licitação para gestão do Estacionamento Rotativo.
O tempo da Sermog, pelo contrato, já havia encerrado. No entanto, a Administração Municipal prorrogou contrato até que fosse aberto o novo processo licitatório.
DE OLHO NO PARQUE
Outro tema que está há muito tempo na pauta da cidade é a questão do Parque Industrial. A Câmara Temática que cuida do assunto, definiu que o contrato precisa ser respeitado. Quem tinha direito à cessão de uso e não conseguiu executar o projeto precisa devolver os terrenos.
Como a cessão foi autorizada por lei na Câmara de Vereadores de Araranguá, da mesma forma, é preciso que o Legislativo aprove uma lei em que exige a devolução dos terrenos do parque que não foram utilizados.
As medidas judiciais cabíveis serão utilizadas para que seja executava a ordem de devolução.
Alguns donos de projetos atrasados formalizaram acordo para executar as obras e deverão manter a cessão de uso.
REURB NA AGENDA
O Programa Lar Legal, da lavra do falecido desembargador Lédio da Rosa Andrade (que concorreu ao Senado em 2018), foi parar na Justiça.
É maravilhosa a ideia de regularizar áreas ilegais, áreas verdes, das Forças Armadas. Só que tem que ter regras claras, não pode ser feita de qualquer jeito.
Com a permissão, desde 2018, de que a Prefeitura possa contratar os serviços, tudo deve caminhar.
De acordo com Francisco Diello, secretário de Planejamento, a Prefeitura passará a contratar direto com as empesas.
COMITIVA INDEFINIDA
E por falar na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Município, até esta terça-feira (2), a comitiva ainda não estava fechada.
LICENÇA LEGALIZADA
Daniel Viriato Afonso (PP), presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, seguiu a recomendação do Tribunal de Contas e pediu autorização dos vereadores para aprovar que o Poder Legislativo complementasse os vencimentos do vereador Jair Anastácio (PT). O vereador passou por uma cirurgia no Hospital São José, e pelo Regime Geral, o INSS cobre 15 dias.
O fato é que no passado, a licença-saúde era dada ‘a torto e a direito’ para edis que sequer precisavam comprovar. Ao menos, faz a correção da lei.
NOVA ONDA?
Há uma movimentação nos bastidores para que o PSD filiei Guilherme May (atualmente no Progressistas, ex-presidente do PPS). Os vereadores Tano Costa ((PP) e Jacinto “Belo” Dassoler (PP) também são cotados para deixar o PP pelo PSD na janela eleitoral de março de 2020.
Até lá o ex-prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (PSD), não deve se movimentar. Deve esperar o que irá acontecer até para decidir seu destino.
Por ora, Jorge Boeira (PP) mira para uma candidatura a prefeito de Criciúma.